Resumo em Português:
RESUMO A Portaria que instituiu a Licenciatura em Enfermagem coloca os cursos de Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem na mesma posição dos demais cursos de nível médio no que diz respeito a formação pedagógica exigida para ensinar nos referidos cursos. E dá ao exercício profissional da Enfermagem uma nova dimensão, ampliando os horizontes de atuação da enfermeira e dando-lhe oportunidade de adquirir conhecimentos pedagógicos necessários a um melhor desempenho de suas múltiplas funções como educadora, não só naquela situação de educação sistemática acima aludida, onde ainda prevalece um corpo docente didaticamente improvisado, mas também naquela problemática educacional que encontra nos campos de trabalho onde geralmente, quase tudo, em relação ao assunto, está por fazer.Resumo em Português:
RESUMO E CONCLUSÕES A educação é básica para o trabalho de saúde e a enfermagem constitui-se ponto chave, devido à atuação direta e por longo tempo, junto aos indivíduos sãos e doentes que serão focalizados por um programa de saúde. A metodologia da educação para a saúde, as técnicas da comunicação educativa, são aspectos que não podem deixar de ser ensinados num curso de enfermagem. Procuramos mostrar neste trabalho, que a aprendizagem do aluno se faria muito mais profundamente se o ensino se fizesse de maneira integrada mas que, por dificuldades várias, não se conseguiu ainda no nosso meio. Procuramos mostrar, também, que o importante é dar esses aspectos logo no início do curso para que o aluno tenha oportunidade de po-los em prática, através dos anos subsequentes. Também, é mais importante, neste momento do curso, dar-lhe meios para que aprenda a identificar o problema educativo dentro da assistência integral de enfermagem, planejar a ação adequada e saber as bases da comunicação eficiente para cada caso. A habilidade em se comunicar, só se desenvolverá adequadamente, após algum treino junto aos pacientes o que deverá ocorrer, se for intensificada nos anos subsequentes.Resumo em Português:
RESUMO O presente trabalho mostra a avaliação de um "audio-visual" confeccionado por alunas em estágio de enfermagem de saúde pública. O material testado é um cartaz, cuja mensagem destinada a pacientes, mães de crianças do ambulatório de pediatria era: "evitar certos alimentos não indicados para crianças". Os objetivos do teste constaram de verificação da propositalidade dos desenhos, figuras, palavras, avaliação do sentido da mensagem, aplicabilidade ao nível do grupo e obtenção de sugestões. O método usado foi a entrevista. Foram entrevistadas por sorteio quarenta e duas mães. Apenas quatro mães entre as alfabetizadas e uma entre as analfabetas entenderam o cartaz imediatamente. As cores, os desenhos foram considerados claros e bonitos pela maioria, porém nem todos os alimentos indicados eram usados comumente por elas. O significado da palavra escrita no cartaz, complementando a mensagem desenhada, não era conhecido por todas. Os resultados obtidos não foram favoráveis ao cartaz, que foi considerado deficiente, porém a realização de tal trabalho alcançou o objetivo final desejado — mostrar a necessidade de avaliação prévia de material auxiliar de ensino antes de sua elaboração definitiva.