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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 77, Número: 5, Publicado: 2024
  • Potencial da inteligência Artificial na Prática Baseada em Evidências em Enfermagem Editorial

    Costa, Isabelle Cristinne Pinto; Costa, Alice Silva; Mendes, Karina Dal Sasso; Limongi, Ricardo
  • Habilitação, uso de capacete e gravidade dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas Original Article

    Ceballos, Albanita Gomes da Costa de; Santos, Washington José dos; Bonfim, Cristine Vieira do

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: descrever os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas e analisar a associação entre ter habilitação para conduzir motocicletas e uso de capacete com a gravidade dos acidentes. Métodos: estudo transversal com todos os pacientes hospitalizados no setor de traumatologia e ortopedia de um hospital público de referência no Nordeste do Brasil. Resultados: foram pesquisados 170 pacientes, a maioria do sexo masculino (95,9%). A idade variou entre 18 e 67 anos. Os pesquisados eram de cor preta ou parda (52,3%), tinham estudo fundamental (58,9%) e renda mensal menor que dois salários mínimos (56,5%). Foi encontrada uma associação entre ter habilitação e uso de capacete. Entre os que sofreram acidentes de gravidade moderada, essa associação foi OR=5,66(1,85-17,23) e entre os que sofreram acidentes de gravidade severa foi OR=13,57(2,82-65,14). Conclusões: pessoas com licença para conduzir motocicletas que usam capacetes como equipamento de proteção, em caso de acidentes, sofrem lesões menos graves.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: describir los accidentes de tránsito con los motociclistas y evaluar la asociación entre el permiso para conducir motocicletas y el uso del casco con la gravedad de los accidentes. Métodos: estudio transversal, realizado a los pacientes hospitalizados en el sector de Traumatología y Ortopedia de un hospital público de referencia de la región Nordeste de Brasil. Resultados: participaron 170 pacientes; la mayoría de ellos del sexo masculino (95,9%), de edad entre 18 y 67 años. Los encuestados eran negros o pardos (52,3%), tenían estudios primarios (58,9%), ingresos mensuales inferiores a dos salarios mínimos (56,5%). Se encontró una asociación entre tener el permiso de conducir y llevar casco. Entre los que sufrieron accidentes moderados, esta asociación fue OR=5,66(1,85-17,23), y entre los que sufrieron accidentes graves fue OR=13,57(2,82-65,14). Conclusiones: las personas con permiso para conducir motocicletas que utilizaron casco como equipo de protección sufrieron lesiones menos graves en los accidentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to describe traffic accidents involving motorcyclists and analyze the association between possession of a motorcycle driver’s license and use of helmets according to the severity of injuries. Methods: a cross-sectional study was conducted among all patients hospitalized in the traumatology and orthopedics sector of a public reference hospital in northeastern Brazil. Results: 170 patients were surveyed, the majority were male (95.9%). Their ages ranged from 18 to 67 years. Most were black or brown (52.3%), had completed elementary school (58.9%) and had monthly income smaller than two minimum wages (56.5%). An association was found between being licensed to drive a motorcycle and wearing a helmet. Among those who suffered moderate injuries, this association was OR=5.66(1.85-17.23) and among those who suffered severe injuries it was OR=13.57(2.82-65.14). Conclusions: people who were licensed to drive motorcycles used a helmet as protective equipment more often and, in accidents, suffered fewer injuries.
  • Fatores associados ao óbito por COVID-19 em gestantes hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Artigo Original

    Ribeiro, Milena Ricioli; Silva, Marcela de Andrade Pereira; Prates, Leticia Furlan de Lima; Oliveira, Rosana Rosseto de; Carvalho, Maria Dalva de Barros; Pelloso, Sandra Marisa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar os fatores associados ao óbito por COVID-19 em gestantes hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva no Brasil. Métodos: este estudo ecológico foi realizado com dados secundários de gestantes brasileiras com COVID-19 hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva, entre março de 2020 e março de 2022. Empregou-se análise univariada e regressão logística. Resultados: de 3.547 gestantes com COVID-19 hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva, 811 evoluíram a óbito (22,8%). Evidenciou-se que a não vacinação contra a COVID-19 (OR: 2,73; IC95: 1,83;4,04), dispneia (OR: 1,73; IC95:1,17;2,56), obesidade (OR: 1,51; IC95: 1,05;2,17), doença cardiovascular crônica (OR: 1,65; IC95: 1,14;2,38) e a raça/cor não branca (OR: 1,29; IC95: 1,00;1,66) associaram-se de forma independente e significante ao óbito. Conclusões: conclui-se que o estado vacinal, presença de comorbidades e características clínicas e étnico-raciais estão associadas ao óbito por COVID-19 em gestantes hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar los factores relacionados al óbito por COVID-19 en embarazadas hospitalizadas en Unidad de Cuidados Intensivos en Brasil. Métodos: se trata de un estudio ecológico realizado con datos secundarios de embarazadas brasileñas con COVID-19 hospitalizadas en Unidad de Cuidados Intensivos, entre marzo de 2020 y marzo de 2022. Empleado análisis univariado y regresión logística. Resultados: de 3.547 embarazadas con COVID-19 hospitalizadas en Unidad de Cuidados Intensivos, 811 evolucionaron a óbito (22,8%). Evidenciado que la no vacunación contra la COVID-19 (OR: 2,73; IC95: 1,83;4,04), disnea (OR: 1,73; IC95:1,17;2,56), obesidad (OR: 1,51; IC95: 1,05;2,17), enfermedad cardiovascular crónica (OR: 1,65; IC95: 1,14;2,38) y la raza/color no blanca (OR: 1,29; IC95: 1,00;1,66) se relacionaron de manera independiente y significante al óbito. Conclusiones: concluido que el estado de vacunación, presencia de comorbilidades y características clínicas y étnico-raciales están relacionadas al óbito por COVID-19 en embarazadas hospitalizadas en Unidad de Cuidados Intensivos en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to evaluate the factors associated with COVID-19 death in pregnant women hospitalized in Intensive Care Units in Brazil. Methods: this ecological study was conducted using secondary data from Brazilian pregnant women with COVID-19 hospitalized in Intensive Care Units between March 2020 and March 2022. Univariate analysis and logistic regression were employed. Results: out of 3,547 pregnant women with COVID-19 hospitalized in Intensive Care Units, 811 died (22.8%). It was found that lack of COVID-19 vaccination (OR: 2.73; 95% CI: 1.83; 4.04), dyspnea (OR: 1.73; 95% CI: 1.17; 2.56), obesity (OR: 1.51; 95% CI: 1.05; 2.17), chronic cardiovascular disease (OR: 1.65; 95% CI: 1.14; 2.38), and non-white race/color (OR: 1.29; 95% CI: 1.00; 1.66) were independently and significantly associated with death. Conclusions: it is concluded that vaccination status, presence of comorbidities, and clinical and ethnic-racial characteristics are associated with COVID-19 death in pregnant women hospitalized in Intensive Care Units in Brazil.
  • Influência do momento da leucorredução de hemocomponentes na evolução clínica de pacientes transfundidos na emergência Artigo Original

    Silva, Natasha Dejigov Monteiro da; Herbst, Ana Catharina; André, Milena Raquel; Nogueira, Lilia de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: verificar a influência do momento da leucorredução (pré ou pós-armazenamento) de hemocomponentes na evolução clínica de pacientes transfundidos na emergência. Métodos: coorte retrospectiva de pacientes com idade igual ou maior de 18 anos que receberam, no departamento de emergência, concentrado de hemácias ou plaquetas leucorreduzidas pré ou pós-armazenamento. Modelo de efeitos mistos generalizado foi aplicado nas análises. Resultados: na amostra de 373 pacientes (63,27% homens, idade média 54,83) e 643 transfusões (69,98% concentrado de hemácias) foi identificado que o momento da leucorredução influenciou o tempo de internação hospitalar dos pacientes (p<0,009), porém não foi dependente do hemocomponente transfundido (p=0,124). O momento da leucorredução não teve efeito (p>0,050) nas variáveis reação transfusional, infecção relacionada à assistência à saúde e óbito. Conclusões: pacientes que receberam na emergência hemocomponente leucorreduzido pré-armazenamento apresentaram menor tempo de internação hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: verificar la influencia del momento de la leucorreducción (pre o post-almacenamiento) de hemocomponentes en la evolución clínica de pacientes transfundidos en la emergencia. Métodos: cohorte retrospectiva de pacientes de 18 años o más que recibieron, en el departamento de emergencia, concentrado de eritrocitos o plaquetas leucorreducidas pre o post-almacenamiento. Se aplicó un modelo de efectos mixtos generalizado en los análisis. Resultados: en la muestra de 373 pacientes (63,27% hombres, edad media 54,83) y 643 transfusiones (69,98% concentrado de eritrocitos) se identificó que el momento de la leucorreducción influyó en el tiempo de internación hospitalaria de los pacientes (p<0,009), pero no dependió del hemocomponente transfundido (p=0,124). El momento de la leucorreducción no tuvo efecto (p>0,050) en las variables de reacción transfusional, infección relacionada con la atención de la salud y óbito. Conclusiones: los pacientes que recibieron hemocomponentes leucorreducidos pre-almacenamiento en la emergencia presentaron un menor tiempo de internación hospitalaria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to investigate the influence of the leukoreduction moment (preor post-storage) of blood components on the clinical outcomes of patients transfused in the emergency department. Methods: retrospective cohort study of patients aged 18 years or older who received preor post-storage leukoreduced red blood cell or platelet concentrate in the emergency department and remained in the institution for more than 24 hours. A generalized mixed-effects model was applied in the analyses. Results: in a sample of 373 patients (63.27% male, mean age 54.83) and 643 transfusions (69.98% red blood cell), it was identified that the leukoreduction moment influenced the length of hospital stay (p<0.009), but was not dependent on the transfused blood component (p=0.124). The leukoreduction moment had no effect (p>0.050) on transfusion reactions, healthcare-associated infections, or mortality. Conclusions: patients who received pre-storage leukoreduced blood components in the emergency department had a shorter length of hospital stay.
  • Estilos de liderança e valores pessoais de docentes universitários de uma faculdade de enfermagem Artigo Original

    Rached, Chennyfer Dobbins Abi; Siqueira, Bianca Batista de; Massa, Bruna Franco; Paulo, Caroline da Silva Fonseca; Cruz, Sofia de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: identificar os estilos de liderança de docentes universitários e os valores pessoais. Métodos: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. População constituída por docentes universitários da categoria doutor 1 de uma universidade pública do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de junho a agosto de 2021. Foi extraída a caracterização sociodemográfica, sendo aplicado o instrumento Leadership Team Values Assessment. Os dados foram analisados utilizando medidas de tendência central. Resultados: população incluiu 13 docentes. O nível que representa a liderança autêntica foi o mais vigente. Os valores comprometimento, atitude positiva e confiança foram destacados. O nível retratado pela liderança visionária foi o menos identificado. Conclusões: os valores pessoais dos docentes fornecem uma base teórica para pautar e analisar os estilos de liderança de professores. A liderança no contexto educacional deve ser reconhecida e estudada para promover uma abordagem mais abrangente e efetiva no desenvolvimento e aprimoramento de líderes educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: identificar los estilos de liderazgo de profesores universitarios y sus valores personales. Métodos: estudio cuantitativo, descriptivo-exploratorio. Población compuesta por profesores universitarios de la categoría 1 de doctorado de una universidad pública del estado de São Paulo. La recopilación de datos se realizó de junio a agosto de 2021. Se extrajo la caracterización sociodemográfica y se aplicó el instrumento Leadership Team Values Assessment. Los datos se analizaron utilizando medidas de tendencia central. Resultados: la población estuvo integrada por 13 docentes. El nivel que representa un liderazgo auténtico fue el más prevalente. Se destacaron los valores compromiso, actitud positiva y confianza. El nivel retratado por el liderazgo visionario fue el menos identificado. Conclusiones: los valores personales de los docentes proporcionan una base teórica para orientar y analizar los estilos de liderazgo docente. El liderazgo en el contexto educativo debe ser reconocido y estudiado para promover un enfoque más integral y eficaz para desarrollar y mejorar a los líderes educativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to identify professors’ leadership styles and personal values. Methods: a quantitative, descriptive-exploratory study. Population was made up of professors in doctoral category 1 at a public university in the state of São Paulo. Data collection took place from June to August 2021. Sociodemographic characterization was extracted, and the Leadership Team Values Assessment was applied. Data were analyzed using measures of central tendency. Results: population included 13 professors. The level that represents authentic leadership was the most prevalent. The commitment, positive attitude and trust values stood out. The level portrayed by visionary leadership was the least identified. Conclusions: professors’ personal values provide a theoretical basis for guiding and analyzing professors’ leadership styles. Leadership in the educational context must be recognized and studied to promote a more comprehensive and effective approach to developing and improving educational leaders.
  • Consequências da legislação editada para o ensino de enfermagem em tempos de COVID-19 (2020-2022) Artigo Original

    Silva, Ailla Gabrielli Costa; Almeida, Lenira Maria Wanderley Santos de; Santos, Regina Maria dos; Cardoso, Danielly Santos dos Anjos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: analisar a legislação editada durante a pandemia de COVID-19 para o ensino em enfermagem e consequências imediatas. Métodos: pesquisa documental, cuja fonte foi a legislação editada para o ensino em enfermagem na pandemia de COVID-19. Foram analisados 32 documentos, submetidos a instrumento de coleta. Resultados: revelaram-se contradições e consequências para o ensino em enfermagem seguindo as diretrizes e lei de diretrizes e bases. As consequências a partir da lei incidiram sobre a qualidade do ensino, igualdade de acesso, dispensa de mínimo de dias letivos e abreviação de curso. Sobre as diretrizes, observou-se falta de condições de desenvolvimento de competências, além da tentativa de atualizá-la. Acerca dos estágios, a atuação na pandemia pôs os estudantes em risco, e sua abreviação impediu consolidarem conhecimentos e habilidades. Considerações Finais: o ensino remoto não garantiu a qualidade e igualdade de ensino, enfraqueceu o desenvolvimento de competências, não contemplando as necessidades educacionais da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: analizar la legislación emitida durante la pandemia de COVID-19 para educación en enfermería y sus consecuencias inmediatas. Métodos: investigación documental, cuya fuente fue la legislación emitida para educación de enfermería en la pandemia. Se analizaron 32 documentos y se sometieron a un instrumento de recolección. Resultados: hay contradicciones/consecuencias para formación de enfermería siguiendo las directrices y la ley de directrices y bases. La ley afectó la calidad de enseñanza, igualdad de acceso, exención de jornada escolar mínima y abreviatura de cursos. En cuanto a los lineamientos, faltaron condiciones para el desarrollo de habilidades, además del intento de actualizarlas. En cuanto a las pasantías, actuar durante la pandemia puso en riesgo a los estudiantes y su abreviación les impidió consolidar conocimientos/habilidades. Consideraciones Finales: enseñanza remota no garantizaba la calidad/igualdad de la enseñanza, debilitó el desarrollo de habilidades, al no tener en cuenta las necesidades educativas de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to analyze the legislation issued during the COVID-19 pandemic for nursing education and immediate consequences. Methods: documentary research, whose source was the legislation issued for nursing education during the COVID-19 pandemic. Thirty-two documents were analyzed and submitted to a collection instrument. Results: contradictions and consequences for nursing education following the guidelines and law of guidelines and bases were revealed. The consequences of the law affected the quality of teaching, equal access, exemption from minimum school days and course abbreviation. Regarding the guidelines, there was a lack of conditions for developing skills, in addition to the attempt to update them. Concerning internships, acting during the pandemic put students at risk, and their abbreviation prevented them from consolidating knowledge and skills. Final Considerations: remote teaching did not guarantee the quality and equality of teaching, weakened the development of skills, not taking into account nursing’s educational needs.
  • Desenvolvimento e validação do protótipo de um aplicativo móvel para pós-operatório de cirurgia cardíaca Artigo Original

    Alves, Gabriele Cardoso Gonçalves; Amador, Fabiola Leticia Damascena; Santos, Vagner Rogério dos; Moreira, Rita Simone Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver e validar os conteúdos, a aparência e a semântica do protótipo de um aplicativo para acompanhamento de pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Métodos: estudo de desenvolvimento tecnológico baseado no Design Instrucional Contextualizado. A avaliação de conteúdo e aparência foi realizada por um comitê de especialistas, e a validação semântica foi realizada por pacientes do ambulatório de cirurgia cardíaca. Resultados: o protótipo do aplicativo resultou em 43 telas, validadas por 17 especialistas em saúde, com resultados de razão de validade de conteúdo e índice de validade de aparência totais de 0,86 e 0,99, respectivamente. Em relação à validação semântica, 10 pacientes participaram da coleta de dados, com índice de validade de conteúdo total de 0,978. Conclusões: o protótipo do aplicativo “VivaCor PósOp” apresentou evidências de validade de conteúdo, aparência e semântica, com potencial para estimular o autocuidado em pacientes em pósoperatório de cirurgia cardíaca.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: desarrollar y validar los contenidos, la apariencia y la semântica del prototipo de una aplicación para el seguimiento de pacientes en el postoperatorio de cirugía cardíaca. Métodos: estudio de desarrollo tecnológico basado en el Diseno Instruccional Contextualizado. La evaluación de contenido y apariencia fue realizada por un comité de especialistas, y la validación semântica fue realizada por pacientes del ambulatorio de cirugía cardíaca. Resultados: el prototipo de la aplicación resultó en 43 pantallas, validadas por 17 especialistas en salud, con resultados de razón de validez de contenido e índice de validez de apariencia totales de 0,86 y 0,99, respectivamente. En cuanto a la validación semântica, 10 pacientes participaron en la recolección de datos, con un índice de validez de contenido total de 0,978. Conclusiones: el prototipo de la aplicación “VivaCor PósOp” presentó evidencias de validez de contenido, apariencia y semântica, con potencial para estimular el autocuidado en pacientes en el postoperatorio de cirugía cardíaca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to develop and validate the content, appearance, and semantics of a prototype application for monitoring patients in the postoperative period of cardiac surgery. Methods: this is a technological development study based on Contextualized Instructional Design. The content and appearance evaluation was conducted by a committee of specialists, and semantic validation was carried out by patients from a cardiac surgery outpatient clinic. Results: the application prototype consisted of 43 screens, validated by 17 health specialists, with content validity ratio and appearance validity index results of 0.86 and 0.99, respectively. For semantic validation, 10 patients participated in data collection, with a total content validity index of 0.978. Conclusions: the prototype of the “VivaCor PósOp” application demonstrated evidence of content, appearance, and semantic validity, with the potential to stimulate self-care in patients in the postoperative period of cardiac surgery.
  • Indicadores de sofrimento emocional e atenção plena em estudantes universitários: estudo transversal Artigo Original

    Leite, Vanessa Ferraz; Kogien, Moisés; Maia, Margani Cadore Weis; Bittencourt, Marina Nolli; Rézio, Larissa de Almeida; Marcon, Samira Reschetti

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar a associação entre indicadores de sofrimento emocional e atenção plena disposicional em estudantes da área da saúde de uma universidade pública federal brasileira. Métodos: estudo transversal, desenvolvido com universitários da área da saúde de uma instituição pública no período de maio a junho de 2022. Na análise, utilizou-se a regressão linear múltipla por meio do software SPSS. Resultados: a amostra mostrou-se majoritariamente feminina, ≤ 22 anos, não branca, cursando os primeiros semestres, com maior prevalência para o curso de medicina. Os estudantes apresentaram escores moderados de atenção plena disposicional. Observou-se que as variáveis estresse, depressão e risco de suicídio atual se associaram com a capacidade de atenção plena. Conclusões: conhecer os indicadores de sofrimento emocional que se relacionam ao potencial da atenção plena pode contribuir como um diagnóstico situacional para melhor delineamento de estratégias que promovam a melhora dos indicadores emocionais de estudantes da área da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar la asociación entre indicadores de malestar emocional y mindfulness disposicional en estudiantes de salud de una universidad pública federal brasilena. Métodos: estudio transversal, desarrollado con estudiantes universitarios del área de salud de una institución pública de mayo a junio de 2022. En el análisis se utilizo regresión lineal múltiple mediante el software SPSS. Resultados: la muestra fue mayoritariamente femenina, ≤ 22 anos, no blanca, cursando los primeros semestres, con mayor prevalencia para la carrera de medicina. Los estudiantes presentaron puntuaciones moderadas en mindfulness disposicional y se observo que las variables estrés, depresión y riesgo de suicidio actual se asociaron con la capacidad de mindfulness. Conclusiones: conocer los indicadores de sufrimiento emocional que se relacionan con el potencial del mindfulness puede contribuir como diagnóstico situacional a disenar mejores estrategias que promuevan la mejora de los indicadores emocionales de los estudiantes de salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to assess the association between indicators of emotional distress and dispositional mindfulness in health students at a Brazilian federal public university. Methods: a cross-sectional study, developed with university students in the health area of a public institution from May to June 2022. In the analysis, multiple linear regression was used using SPSS software. Results: the sample was mostly female, ≤ 22 years old, non-white, studying the first semesters, with a higher prevalence for the medicine course. Students presented moderate dispositional mindfulness scores. It was observed that the variables of stress, depression and current suicide risk were associated with the capacity for mindfulness. Conclusions: knowing the indicators of emotional distress that are related to the potential of mindfulness can contribute as a situational diagnosis to better design strategies that promote the improvement of emotional indicators of health students.
  • Fatores de risco associados à ocorrência do evento adverso flebite em pacientes adultos hospitalizados Revisão

    Furlan, Maryana da Silva; Saba, Amanda; Lima, Antônio Fernandes Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: sintetizar o conhecimento relativo aos fatores de risco associados à ocorrência do evento adverso flebite em pacientes adultos hospitalizados. Métodos: revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Embase, Web of Science e Scopus. As etapas foram conduzidas, independentemente, por dois revisores, e os dados foram analisados descritivamente. Resultados: a partir da análise de 31 estudos primários quantitativos, foram sintetizados os seguintes fatores de risco: tempo de internação; uso de antibióticos; tempo de permanência do cateter intravenoso periférico; receber menos cuidados de enfermagem; cateter inserido várias vezes; pacientes com infecção e comorbidades; presença de dor no local de inserção do cateter; uso do cateter de Teflon®; mobilidade reduzida do paciente; qualidade da veia do paciente; elasticidade da pele; inserção malsucedida. Conclusões: é necessário uniformizar o formato de medição da ocorrência desse evento adverso e desenvolver novos estudos com maior nível de evidência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: sintetizar el conocimiento sobre los factores de riesgo asociados a la aparición del evento adverso flebitis en pacientes adultos hospitalizados. Métodos: revisión integrativa de la literatura, realizada en las bases de datos CINAHL, PubMed, Biblioteca Virtual en Salud, Embase, Web of Science y Scopus. Dos revisores llevaron a cabo los pasos de forma independiente y los datos se analizaron de forma descriptiva. Resultados: del análisis de 31 estudios primarios cuantitativos se resumieron los siguientes factores de riesgo: duración de la estancia hospitalaria; uso de antibióticos; tiempo de permanencia del catéter intravenoso periférico; recibir menos atención de enfermería; catéter insertado varias veces; pacientes con infección y comorbilidades; presencia de dolor en el sitio de inserción del catéter; uso de catéter de Teflon®; movilidad reducida del paciente; calidad de la vena del paciente; elasticidad de la piel; inserción fallida. Conclusiones: es necesario estandarizar el formato de medición de la ocurrencia de este evento adverso y desarrollar nuevos estudios con mayor nivel de evidencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to synthesize knowledge regarding risk factors associated with occurrence of adverse event phlebitis in hospitalized adult patients. Methods: an integrative literature review, carried out in the CINAHL, PubMed, Virtual Health Library, Embase, Web of Science and Scopus databases. The stages were carried out independently by two reviewers, and the data were analyzed descriptively. Results: from the analysis of 31 quantitative primary studies, the following risk factors were summarized: length of stay; use of antibiotics; peripheral intravenous catheter dwell time; receive less nursing care; catheter inserted multiple times; patients with infection and comorbidities; presence of pain at catheter insertion site; Teflon® catheter use; reduced patient mobility; quality of patient’s vein; skin elasticity; unsuccessful insertion. Conclusions: it is necessary to standardize the format for measuring occurrence of this adverse event and develop new studies with a higher level of evidence.
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