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MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE E PRODUTIVIDADE: NOTA SOBRE A VALORAÇÃO ECONÔMICA DO TEMPO DE VIAGEM NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO* * Os autores agradecem o apoio financeiro da Rede CLIMA e do INCT-MC. Eduardo A. Haddad também agradece o apoio financeiro do CNPq e da Fapesp bem como a hospitalidade dos colegas das Universida des de Princeton e Rutgers

MOBILITY, ACCESSIBILITY AND PRODUCTIVITY: A NOTE ON THE ECONOMIC VALUATION OF TRAVEL TIME IN GREATER SÃO PAULO

Resumo

O objetivo deste artigo é introduzir no debate sobre valoração do tempo de viagem dos trabalhadores urbanos uma visão alternativa sobre a integração de alguns de seus canais de transmissão para a economia. A relação entre tempo de deslocamento, mobilidade e produtividade é explorada, juntamente com a possibilidade de se capturar seus efeitos de equilíbrio geral em um sistema econômico espacial. O método proposto é aplicado para o caso da RMSP. Além de oferecermos parâmetros adicionais para avaliação econômica de projetos de mobilidade urbana na RMSP, efetuamos o cálculo das perdas econômicas associadas às fricções de mobilidade excessivas na região.

Palavras-chave:
modelagem de transporte; mobilidade urbana; modelos EGC; São Paulo; valor do tempo.

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