Resumo
OBJETIVO Construir e validar uma tecnologia educativa para cuidados com úlcera venosa.
MÉTODO Estudo metodológico realizado em cinco fases: diagnóstico situacional; revisão da literatura; desenvolvimento de textos, ilustrações e diagramação; validade de aparência e de conteúdo pelo Índice de Validade de Conteúdo, avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch; e teste piloto.
RESULTADOS A tecnologia desenvolvida foi do tipo cartilha intitulada Cartilha para cuidados com úlcera venosa, constituída de sete tópicos: Alimentação, Caminhadas e exercícios leves, Repouso com a perna elevada, Cuidados com o curativo, Terapia compressiva, Apoio familiar, e manter hábitos saudáveis. A validade aparente revelou concordância mínima de 85,7% na clareza e compreensibilidade. O Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,97, o Índice de legibilidade de Flesch foi de 75%, o que correspondeu à leitura "razoavelmente fácil". O teste piloto revelou que 100% das pessoas com úlcera venosa avaliaram o texto como compreensivo e as ilustrações, como adequadas.
CONCLUSÃO A tecnologia educativa mostrou-se válida quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial de utilização na prática clínica.
Descritores: Úlcera Varicosa; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação