RESUMO
Objetivo: Avaliar o efeito da curcumina na função renal, hemodinâmica e perfil oxidativo renal de ratos com doença renal crônica (DRC) submetidos a isquemia-reperfusão renal (I/R).
Métodos: Ratos Wistar, 250–300 g, distribuídos em quatro grupos: Sham (n = 5), simulação da DRC; DRC (n = 5), ablação de 5/6 dos rins para indução de DRC; DRC + I/R (n = 5), DRC e clampeamento do pedículo renal por 30 minutos; DRC + I/R + curcumina (n = 5) e DRC + I/R, administração de curcumina 30 mg/kg/dia, via oral, por 10 dias. Foram avaliadas a função renal (clearance de inulina, fluxo urinário, creatinina plasmática), hemodinâmica (pressão arterial) e perfil oxidativo (peróxidos, TBARS e nitrato urinário, tióis solúveis não proteicos no tecido renal).
Resultados: O grupo DRC + I/R + curcumina apresentou elevação do clearance de inulina e redução da creatinina plasmática, diminuição da RVR e aumento do FSR, diminuição de metabólitos oxidativos na urina e aumento dos tióis no tecido renal quando comparado ao grupo DRC + I/R.
Conclusão: O tratamento com curcumina preservou a função e hemodinâmica renal dos animais com DRC agudizada, promovendo melhora no perfil oxidativo, com redução de oxidantes e preservação de reserva antioxidante.
DESCRITORES Insuficiência Renal Crônica; Isquemia; Reperfusão; Curcumina