Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à qualidade de vida de pessoas com estomas intestinais

RESUMO

Objective:

Avaliar a qualidade de vida de pessoas com estoma intestinal e sua associação com as características sociodemográficas e clínicas.

Método:

Estudo transversal e analítico, realizado com pessoas com estomia intestinal. Utilizou-se um instrumento de caracterização sociodemográfica e clínica e um de qualidade de vida, COH-QOL-OQ, validado no Brasil.

Resultados:

A amostra incluiu 152 pessoas com estomia. Verificou-se que houve diferenças significativas entre todas as dimensões (p-valor < 0,01) de qualidade de vida. A dimensão bem-estar espiritual obteve a maior média, com 6,69 (±1,56), seguida pela dimensão bem-estar psicológico, 5,00 (±1,94), bem-estar social, 4,63 (±1,83), e bem-estar físico, 4.54 (±1,77). O estado civil, religiosidade, tipo de estoma e critério de permanência apresentaram associações estatisticamente significantes com dimensões da qualidade de vida (p-valor < 0,05).

Conclusão:

A avaliação da qualidade de vida de pessoas com estoma intestinal apresentou menores escores nas dimensões física, social e psicológica. Houve associação entre melhores escores de qualidade de vida e pessoas com ileostomia definitiva, em união estável e adeptas de outras religiões.

DESCRIPTORS
Estomia; Qualidade de vida; Cuidados de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br