Acessibilidade / Reportar erro

Acupressura auricular na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama: ensaio clínico randomizado* * Extraído da dissertação: “Efeitos da acupressura auricular para melhoria da qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico: ensaio clínico randomizado”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos da intervenção acupressura auricular na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico, em comparação com as que não utilizaram a intervenção.

Método:

Ensaio clínico randomizado com 54 mulheres, acompanhadas semanalmente por 12 semanas, sendo 27 no grupo intervenção, que utilizou esferas de cristal em seis acupontos (shenmen, rim, estômago, cárdia, tronco cerebral e endócrino), e 27 no grupo controle. A qualidade de vida foi mensurada em cinco etapas; a primeira, antes de iniciar a intervenção e as seguintes, a cada três semanas, com os instrumentos Quality of Life Questionnaire Core 30 e Quality of Life Questionnaire – Breast Cancer BR-23.

Resultados:

Houve melhora em todos os domínios relacionados à qualidade de vida; porém, a significância foi para náusea, vômito e sintomas da mama no grupo intervenção.

Conclusão:

Acupressura auricular mostrou-se como um método seguro, eficaz, de baixo custo, sem efeitos colaterais, facilmente aplicável por enfermeiros treinados. Pode ser recomendada como terapia complementar no tratamento do câncer de mama para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. A pesquisa foi cadastrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos com o código n° RBR-36zcfg.

DESCRITORES
Neoplasias da Mama; Auriculoterapia; Qualidade de Vida; Enfermagem Oncológica; Terapias Complementares

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br