Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades psicométricas da Jefferson Empathy Scale em quatro faculdades de estudantes de enfermagem

RESUMO

Objetivo

Avaliar as propriedades psicométricas da Jefferson Medical Empathy Scale , versão em espanhol (JSE-S), sua estrutura fatorial, confiabilidade e a presença de invariância entre os sexos no comportamento dos níveis de empatia entre estudantes de enfermagem chilenos.

Método

Desenho de pesquisa instrumental. O JSE-S foi aplicado a 1.320 estudantes de enfermagem. Uma análise fatorial confirmatória foi usada. Foi realizado um estudo de invariância entre os gêneros. Estatísticas descritivas foram estimadas. Entre os gêneros, a distribuição T de Student foi aplicada juntamente com uma análise de homocedasticidade. O nível de significância adotado foi α ≤ 0,05.

Resultados

A análise fatorial confirmatória determinou a existência de três dimensões na matriz. Os resultados estatísticos dos testes de invariância foram significativos e permitiram a comparação entre os gêneros. Foram encontradas diferenças entre os valores médios de empatia, bem como em algumas de suas dimensões entre os gêneros.

Conclusão

A estrutura fatorial dos dados de empatia e suas dimensões está em correspondência com o modelo tridimensional subjacente. Existem diferenças nos níveis de empatia e suas dimensões entre os gêneros, com exceção da dimensão do cuidado compassivo, que se distribuiu de forma semelhante. As mulheres eram mais empáticas do que os homens.

Empatia; Estudantes de Enfermagem; Psicometria; Educação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br