Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao estresse percebido em trabalhadores de uma universidade pública

RESUMO

Objetivo:

descrever os preditores de estresse percebido em uma ampla amostra de trabalhadores de uma universidade pública brasileira.

Método:

Estudo transversal realizado com amostra de conveniência de trabalhadores de uma universidade pública no Brasil. Para ser incluído no presente estudo, o trabalhador deveria ser técnico-administrativo. Entre março e agosto de 2017, os trabalhadores foram pesquisados, e 929 participantes no total responderam aos questionários de caracterização sociodemográfica, condições de trabalho e saúde, estresse percebido (Escala de Estresse Percebido), depressão (Inventário de Depressão de Beck) e ansiedade (Inventário de Ansiedade de Beck).

Resultados:

A regressão linear múltipla mostrou que maior estresse percebido estava associado a ser mais jovem e do sexo masculino, ocupar cargo de nível superior ou técnico e apresentar níveis mais elevados de depressão e ansiedade.

Conclusão:

Esses achados têm implicações para enfermeiros de saúde ocupacional e outros profissionais de saúde identificarem trabalhadores em risco de doenças crônicas e mentais por meio de preditores de estresse percebido e orientar instituições no planejamento de ações práticas para intervenções de manejo do estresse.

DESCRITORES
Estresse Psicológico; Saúde do Trabalhador; Universidades

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br