Acessibilidade / Reportar erro

Envelhecimento ativo: representações sociais dos profissionais de saúde das Unidades de Referência à Saúde do Idoso* * Extraído da tese: “O cuidado necessário: Representações sociais dos profissionais de saúde das Unidades de Referência à Saúde do idoso do município de São Paulo”, Universidade São Judas Tadeu, 2017.

Envejecimiento activo: representaciones sociales de profesionales de la salud en las Unidades de Referencia para la Salud de los Ancianos

RESUMO

Objetivo

Identificar as representações sociais de profissionais de saúde que atendem idosos nas sete Unidades de Referência à Saúde do Idoso no município de São Paulo quanto às necessidades em saúde, seu papel no cuidado e na promoção do envelhecimento ativo.

Método

Pesquisa qualitativa, fundamentada nas diretrizes do documento “Envelhecimento ativo: uma política de saúde” da Organização Mundial da Saúde. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para sistematizar as representações sociais, cujas ideias centrais foram categorizadas utilizando-se o software QualiQuantiSoft®. Foram elaboradas quatro situações referência e selecionou-se aquela relacionada à questão da iatrogênese e vulnerabilidade do idoso.

Resultados

Participaram do estudo 29 profissionais (16 médicos, 7 nutricionistas e 6 enfermeiros). Dos discursos dos entrevistados, emergiram sete categorias de ideias centrais, com maior frequência para discordância da conduta médica quanto ao encaminhamento do paciente à Unidade Básica de Saúde e o problema da polifarmácia.

Conclusão

Os discursos dos profissionais apontam a necessidade da construção de um cuidado que supere a fragmentação do processo de trabalho.

Envelhecimento; Idoso; Políticas Públicas; Profissional de Saúde; Serviços de Saúde para Idosos

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br