Acessibilidade / Reportar erro

Cuidar da criança e família na pandemia de COVID-19: inovações emudanças vivenciadas por enfermeiros* * Extraído da dissertação: “O cuidar da criança e sua família durante a pandemia de covid-19: inovações e mudanças vivenciadas por enfermeiros de um hospital universitário”, Universidade de São Paulo, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Compreender a vivência do enfermeiro que atua em unidades pediátricas diante das inovações e das mudanças no processo de cuidar da criança e da família durante a pandemia de COVID-19 e apreender o típico da vivência dos enfermeiros neste cuidado.

Método:

Pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 16 enfermeiros de unidades pediátricas de um hospital público e de ensino. Os dados foram analisados de acordo com o referencial teórico-metodológico da fenomenologia social de Alfred Schütz.

Resultados:

Os relatos dos participantes geraram as categorias: o desafio de vivenciar as mudanças em meio ao medo, a adaptação da equipe às inovações e às mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19 e a expectativa para o cuidado e processo de trabalho.

Conclusão:

A compreensão da vivência dos enfermeiros evidenciou mudanças, adaptações da equipe e expectativas ao cuidado da criança e da família que, embora permeada por aprendizagem, foi vivenciada por dilemas éticos e sofrimento moral por esses profissionais.

DESCRIPTORES
COVID-19; Enfermagem Pediátrica; Família; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br