OBJETIVO
Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa sobre a hipertermia maligna com profissionais de enfermagem do centro cirúrgico.
MÉTODO
Estudo quase-experimental, voltado a uma intervenção educativa de curta duração com a equipe de enfermagem do centro cirúrgico da instituição-sede da pesquisa, situada na cidade de São Paulo, com a participação de 96 profissionais. Foram aplicados pré e pós-teste à intervenção, que consistiu em aula expositiva seguida de simulação.
RESULTADOS
Considerando-se os resultados globais da intervenção, houve diferença estatística significativa (p<0,00). Após a intervenção educativa, observou-se um incremento das pontuações mínima e máxima, bem como média de crescimento de 2,64 pontos no conhecimento dos profissionais quando comparado à etapa anterior.
CONCLUSÃO
A estratégia de intervenção educativa favorece a abstração do conteúdo desenvolvido por todos os envolvidos e qualifica os profissionais para atuar com segurança.
Equipe de enfermagem; Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde; Hipertermia Maligna; Enfermagem Perioperatória; Enfermagem de Centro Cirúrgico