Objetivo Analisar a oferta de ações nos serviços de saúde que prestam assistência às pessoas que vivem com aids em acompanhamento nos serviços especializados do município de Ribeirão Preto-SP.
Método Estudo descritivo, exploratório, do tipo inquérito. Foram realizadas entrevistas com questionário estruturado e análise dos dados por meio de estatísticas descritivas.
Resultados A oferta de ações e serviços de saúde é vista como regular. Para os 301 sujeitos, o atendimento de rotina pela equipe de referência; exames laboratoriais e disponibilização de antirretrovirais, vacinas e preservativos obtiveram avaliação satisfatória. Avaliadas como regulares a oferta de exames para prevenção e diagnóstico de comorbidades, e insatisfatória a oferta de atendimento especializado por outros profissionais; de grupos de apoio psicossocial e medicamentos preventivos de efeito colateral dos antirretrovirais.
Conclusão Debilidades permeiam o acompanhamento e a gestão do cuidado, com predomínio do enfoque biologicista, médico-centrado, no qual o controle clínico e o acesso a Terapia Antirretroviral constituem-se como o foco essencial da assistência prestada.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Terapia antirretroviral de alta atividade; Serviços de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente