Acessibilidade / Reportar erro

Cuidados de enfermagem a mulheres com síndrome HELLP: scoping review

RESUMO

Objetivo:

Mapear evidências sobre assistência de enfermagem às mulheres com síndrome HELLP.

Método:

Scoping review, com buscas realizadas em maio de 2023, independentemente, nas bases PubMed/MEDLINE, LILACS, Scopus, EMBASE, Web of Science, CINAHL, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Cochrane Library, correlacionando os descritores HELLP Syndrome, Nursing Care e Obstetric Nursing e seus sinônimos, sem delimitação de tempo e idioma. A seleção foi realizada por três pesquisadores independentemente e resolvida por consenso.

Resultados:

Das 129 publicações, foram selecionadas dez, que compuseram a amostra final. As publicações datam de 2004 a 2022, com predomínio do idioma inglês e de estudos de casos clínicos. Observou-se maior ocorrência da síndrome em secundigestas na segunda década de vida, com idade gestacional a partir de 32 semanas, que tiveram como desfecho cesárea de emergência, e todos os recém-nascidos receberam alta acompanhados das mães. Resgataram-se estudos que descreviam diagnósticos de enfermagem e que focavam em cuidados assistenciais de enfermagem. A partir da revisão, identificaram-se 39 cuidados de enfermagem.

Conclusão:

A presente revisão apontou a magnitude da síndrome, contudo possui escassez de estudos.

DESCRITORES
Síndrome HELLP; Cuidado de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br