Open-access Estratégias institucionais para enfrentamento de sofrimento mental entre graduandas de enfermagem

Prezados Editores,

O artigo publicado nesta Revista em julho de 2019, intitulado “Alterações de saúde em estudantes de Enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação”(1), traz à tona uma temática relevante e emergente. Publicações recentes vêm abordando o problema do sofrimento psíquico entre estudantes universitários no Brasil(1-6) e no mundo(7-10). Um relatório(11) publicado em 2014 já mostrava dados alarmantes: 79,8% dos estudantes relataram sofrimento psíquico nos 12 meses anteriores à pesquisa; 59.969 (6,38%) apresentaram “ideias de morte” e 38.838 (4,13%) “pensamento suicida”.

Passado o período de diagnóstico, é chegada a hora de agir. Em todo o mundo, ações realizadas com estudantes universitários, incorporadas ao currículo ou não, já apresentam resultados positivos, apesar de incipientes(12). Estas intervenções compreendem cursos para promoção da saúde(13-15), práticas de meditação para atenção plena(16-19), apoio psicológico profissional e incorporação de prática de atividade física e cuidados com alimentação(20).

Desta forma, constata-se, através das pesquisas publicadas, que cursos para promoção da saúde estimulam hábitos de vida saudáveis, refletindo nos níveis de estresse e ansiedade(21,22,23). A meditação tem se mostrado eficaz na redução do sofrimento psíquico e melhora no desempenho acadêmico(15,19,24). O apoio psicológico para gerenciar as emoções é também eficaz(14,24). Mas todos estes estudos refletem experiências de outros países.

Nossa experiência na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, após a implantação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPP), tem mostrado resultados animadores. Construído com participação da comunidade acadêmica, conta com uma pedagoga, duas psicólogas, uma assistente social, além de representantes estudantis e docentes. Promove atendimentos individuais e ações coletivas focadas em bem-estar, integração, autoconhecimento, planejamento de estudos, sendo avaliado positivamente pelas estudantes.

Certas de não sermos a única instituição a realizar intervenções desta natureza, propomos a divulgação com brevidade de outras ações, proporcionando, assim, uma discussão ampliada. O objetivo de cada instituição de ensino superior deve ser adotar e disseminar mais medidas institucionais eficazes, baseadas em evidências, permanentes, no intuito de impactar sobre os indicadores que assolam os jovens universitários em todo o território nacional.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    23 Out 2019
  • Aceito
    23 Nov 2019
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