Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e uso de equipamentos de proteção individual por profissionais de enfermagem durante pandemia da Covid-19

RESUMO

Objetivo:

Explorar o conhecimento e o uso de equipamentos de proteção individual por profissionais de enfermagem da Atenção Básica durante pandemia da Covid-19.

Método:

Estudo exploratório de amostra não probabilística desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde do município de Picos, Piauí, Brasil. Os dados foram coletados entre junho e agosto de 2020, por ligação telefônica, seguindo roteiro semiestruturado, com gravação e transcrição das respostas. Para análise do material, utilizou-se o software IRaMuTeQ para as análises textuais estatísticas: Classificação Hierárquica Descendente, análise de similitude e nuvem de palavras.

Resultados:

Do corpus de 6.873 palavras e 832 unidades lexicais foram constituídas três categorias: (1) motivações e barreiras para o uso (20,9%); (2) manipulação dos equipamentos de proteção individual (classes 5 e 4) com 25% e 21,6%, respectivamente, e (3) medidas para proteção de usuários e profissionais de saúde (classes 3 e 5) com 17,6% e 14,9%.

Conclusão:

Os profissionais de enfermagem entrevistados demonstraram não possuir conhecimento suficiente para o uso adequado dos equipamentos, o que pode comprometer sua integridade e a do paciente como sujeito que recebe o cuidado não seguro.

DESCRITORES
Equipamento de Proteção Individual; Substâncias Perigosas; SARS-CoV-2; Equipe de Enfermagem; Exposição Ocupacional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br