RESUMO
Objetivo:
compreender o significado do professor como ser-cuidado que se manifesta na relação professor-enfermeiro-aluno.
Método:
estudo fenomenológico qualitativo, usando o referencial filosófico de Martin Heidegger. Foi realizado em uma universidade pública no México. A entrevista fenomenológica foi utilizada como método de coleta de dados. Foi realizada uma análise ôntica e uma segunda análise, através do círculo hermenêutico de Martin Heidegger.
Resultados:
dentro das entrevistas, foi feita a descoberta de 5 temas principais, que foram classificados como: Cuidar das necessidades físicas, ocupação como cuidado; Ensino do cuidado de enfermagem; Acompanhamento, coexistência do professor; Incentivar a reflexão do cuidado para a autenticidade; e O aluno como pessoa, a convivência e a existência do cuidado.
Conclusão:
o docente de enfermagem, além de ser aquele que proporciona aos alunos os conhecimentos necessários para a formação dos profissionais de enfermagem, compartilha aspectos que envolvem mais do que a própria ciência. O professor torna-se um colaborador que espera contribuir com os aspectos mais profundos do estudante de enfermagem, impactando de forma favorável em sua formação acadêmica.
DESCRITORES
Docentes; Estudantes; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa