Acessibilidade / Reportar erro

ASSISTÊNCIA À MÃE DE RECÉM-NASCIDO INTERNADO NA UTI NEONATAL: EXPERIÊNCIAS, SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS MANIFESTADAS POR MÃES.* * Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da USP.

Caring for mothers of newborns in the Neonatal Intensive Care Unity: experiences, feelings and expectation of mothers

Este estudo teve por objetivo verificar as experiências, sentimentos e expectativas das mães de recém-nascidos internados na UTI neonatal. A população constou de 20 mães de recém-nascidos internados na UTI neonatal de três hospitais-escola da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista com as mães utilizando-se um formulário com perguntas fechadas e abertas. Verificou-se que a maioria das mães manteve pouca ou nenhuma interação com o filho após o nascimento; o contato visual foi o mais referido ao longo da permanência do recém-nascido na UTI neonatal; todas manifestaram o desejo de participar dos cuidados ao filho, além de apresentar necessidades relacionadas com as informações sobre o estado de saúde do bebê, o contexto da UTI neonatal e os elementos da equipe hospitalar. Evidenciou-se, também, uma gama de sentimentos e uma variedade de motivos que determinam as necessidades e as expectativas das mães que vivenciam esta situação.

Interação mãe-filho; Enfermagem neonatal; Unidade de Terapia Intensiva neonatal; Recém-nascido de alto risco


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br