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Efeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humano

RESUMO

Objetivo:

avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano.

Método:

ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%.

Resultados:

pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática.

Conclusão

a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.

DESCRITORES
Vacinas contra Papilomavirus; Ensaio Clínico; Tecnología Educacional; Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem

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