Acessibilidade / Reportar erro

Comparação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica estimada por três instrumentos

RESUMO

Objetivo:

Comparar a carga de trabalho de enfermagem por meio dos instrumentos Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) e Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário.

Método:

Estudo de coorte prospectivo realizado em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com amostra constituída por todas as crianças internadas durante o período do estudo. A carga de trabalho de enfermagem foi avaliada por meio dos instrumentos TISS-28, NEMS e NAS, e posteriormente dividida em dois grupos: Grupo 1 formando uma categoria de itens de atividades básicas; Grupo 2 formando uma categoria de outras atividades de apoio e intervenção.

Resultados:

A amostra foi composta por 490 internações em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, totalizando 4617 observações. O NAS apresentou a melhor estimativa do total de horas de trabalho. O TISS-28 e o NEMS apresentaram melhor concordância e os resultados apresentaram fortes correlações entre NAS e TISS-28 e entre NEMS e TISS-28. No Grupo 1 (atividades básicas), o NAS(1) e o TISS-28(1) apresentaram correlação moderada, no Grupo 2 (atividades especializadas) os três instrumentos apresentaram correlações fortes.

Conclusão:

O NAS destacou-se na avaliação da carga de trabalho de enfermagem e apresentou boa correlação e concordância com o TISS-28.

DESCRITORES
Enfermagem Pediátrica; Carga de Trabalho; Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica; Equipe de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br