RESUMO
Objetivo:
Avaliar a efetividade de um treinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar na aprendizagem de familiares de pacientes cardiopatas.
Método:
Estudo quase experimental, realizado em hospital de São Paulo, Brasil. Participaram da pesquisa um ou mais familiares de pacientes cardiopatas internados na instituição. Na primeira fase foram avaliados o conhecimento teórico e as habilidades dos participantes sobre a ressuscitação cardiopulmonar antes e imediatamente após o treinamento. A segunda fase aconteceu um mês após o treinamento, com a aplicação das mesmas avaliações. Os testes McNemar e Stuart-Maxwell foram adotados (nível de significância de 5%).
Resultados:
Houve aumento do conhecimento teórico dos familiares antes e após o treinamento e elevada retenção desse conhecimento após 30 dias da capacitação. Os familiares apresentaram, após o treinamento, melhora significativa das habilidades nas 15 ações analisadas e, após um mês da capacitação, mantiveram a maioria das práticas assimiladas sobre ressuscitação cardiopulmonar, com exceção da frequência das compressões torácicas e do tempo entre ligar o desfibrilador e aplicar o choque.
Conclusão:
O treinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar foi efetivo na aprendizagem teórica e prática dos familiares.
DESCRITORES
Família; Parada Cardíaca Extra-Hospitalar; Reanimação Cardiopulmonar; Enfermeiras e Enfermeiros; Treinamento por Simulação; Efetividade