2017, Lizotte et al., Canadá(2222. Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees’ stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434–41. http://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119. PubMed PMID: 28282325. https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
). |
GI: Simulação com morte. |
GI: 21 |
Avaliar o impacto das simulações no estresse e desempenho dos treinandos; tanto durante uma simulação “tradicional” (manequins-sobreviventes) quanto durante a morte simulada. |
Cortisol Salivar. |
T0: 0,10 µg/dL [IQR 0,07–0,14]. T1: 0,11 µg/dL [IQR 0,10–0,17]. T2: 0,17 µg/dL [IQR 0,13–0,28]. |
Primeiro cenário: 82 [IQR 78–88] = 0,85. Segundo cenário: 79 [IQR 77–86] = 0,87. |
Medicina. |
A simulação neonatal causa estresse antes e durante a simulação sem interferir no desempenho. Ter um manequim “morto” durante uma simulação não aumenta o estresse objetivo nem interfere no desempenho. |
GC: Simulação com sobrevida |
GC:21 |
T0: 0,10 µg/dL [IQR 0,06–0,15]. T1:0,15 µg/dL [IQR 0,09–0,22]. T2:0,23 µg/dL [IQR 0,14–0,47]. |
Primeiro cenário: 83 [IQR 74–89] =0,85. Segundo cenário: 82 [IQR 72–88] = 0,87. |
|
|
2011, Keitel et al., Alemanha(99. Keitel A, Ringleb M, Schwartges I, Weik U, Picker O, Stockhorst U, et al. Endocrine and psychological stress responses in a simulated emergency situation. Psychoneuroendocrinology. 2011;36(1):98–108. doi: http://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2010.06.011.PubMed PMID: 20650570. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2010....
). |
GI: Situação de emergência simulada. |
34 |
Avaliar as respostas psicológicas e endócrinas do estresse em simulação realística e a relação desempenho e estresse. |
Cortisol Salivar. |
–15 min: 0.25µg/dL (–0,25–0,75 IC). 0 min: 0.22 µg/dL (–0.27–0.72 IC). 15 min: 0.26 µg/dL (–0,24–0.76 IC). 30 min: 0.11 µg/dL (–0.39–0.61). 45 min: –0.15 µg/dL (–0.65–0.35 IC). 60 min: –0.25 µg/dL (–0.75–0.25 IC). 75 min: –0.10 µg/dL (–0.60–0.40 IC). |
Sem correlação significativa entre aumento do cortisol salivar e desempenho (p = 0,811 e p = 0,631). |
Medicina. |
A relação positiva entre a resposta ao estresse endócrino em uma situação laboratorial padrão e desempenho em uma situação de emergência simulada indica que alta capacidade de resposta ao estresse pode ser um preditor de bom desempenho. |
GC: Condição de Repouso. |
correlacionou–se significativamente com o aumento do cortisol (p = 0,019). |
|
2016, Demaria et al., Estados Unidos(2323. Demaria S, Silverman ER, Lapidus KA, Williams CH, Spivack J, Levine A, et al. The impact of simulated patient death on medical students’ stress response and learning of ACLS. Med Teach. 2016;38(7):730–7. doi: http://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1150986. PubMed PMID: 27052665. https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...
). |
GI: Simulação com morte. |
GI: 13 |
Descrever a resposta de estresse fisiológico e bioquímica entre simulação com morte e simulação com sobrevida. |
Cortisol Salivar. |
0,193 µg/dL. O aumento médio de SC foi de 0.053 µg/dL [0.071 a 0.165]. |
83,3% [75–85,8] = (p = 0,18). |
Medicina. |
Não houve uma resposta negativa a uma morte simulada do paciente em comparação com a sobrevida simulada. O cortisol salivar aumentou em comparação aos níveis basais, porém não houve diferenças significativas. |
GC: Simulação com sobrevida. |
GC: 13 |
0,159 µg/dL. 0,056 µg/dL [0,033–0,163] não havendo diferença estatística entre os grupos. |
75% [64,1–84,2]. |
|
2014, Piquette et al., Canadá(2424. Piquette D, Tarshis J, Sinuff T, Fowler RA, Pinto R, Leblanc VR. Impact of acute stress on resident performance during simulated resuscitation episodes: a prospective randomized cross-over study. Teach Learn Med. 2014;26(1):9–16. doi: http://doi.org/10.1080/10401334.2014.859932. PubMed PMID: 24405341. https://doi.org/10.1080/10401334.2014.85...
). |
GI: Simulação com cenário de alto estresse. |
GI: 26 |
Explorar os efeitos de estressores externos modificáveis no desempenho clínico simulado de residentes. |
Cortisol Salivar. |
Pré cenário (–15 min): 7.65 ± 5.19. Pré cenário (–5 min): 9.07 ± 6.39. Pós cenário (0 min): 9.25 ± 7.17. Pós cenário (10 min): 9.71 ± 7.00. Pós cenário (20 min): 8.33 ± 5.08. |
4.7 ± 0.9. 72% ± 11%. |
Medicina. |
Houve respostas significativas de estresse fisiológico e psicológico dos residentes ao passarem por cenários de ressuscitação simulada. Os níveis de cortisol demostraram melhor desempenho nos grupos A. |
GC: Simulação com cenário de baixo estresse. |
GC: 28 |
Pré cenário (–15 min): 7.11 ± 4.50. Pré cenário (–5 min): 8.14 ± 5.11. Pós cenário (0 min): 8.64 ± 6.10. Pós cenário (10 min): 9.20 ± 6.67. Pós cenário (20 min): 7.70 ± 5.69. |
4.9 ± 0.8. 70% ± 11%. |
|
2013, Meunier et al., Bélgica(2525. Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents’ physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;913(1):40–7. doi: http://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020. PubMed PMID: 23726746. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
). |
GI: residentes treinados. |
GI: 50 |
Avaliar o efeito do treinamento de habilidades de comunicação na excitação fisiológica dos residentes durante a comunicação de más notícias. |
Cortisol Salivar. |
Repouso até final da preparação (antes 32.4 ± 22,0 / pós 44,9 ± 28,0). Final da preparação até final da simulação (antes 130.5 ± 81.7 / pós 166,5 ± 100,8). Final da simulação até recuperação de 10 min: (antes 64.4 ± 47.5 / pós 75.3 ± 47.1). Recuperação de 10 min até recuperação de 30 min: (antes 105.8 ± 73.2 / pós 131.3 ± 77.5). Repouso até recuperação de 30 min: (antes 346.0 ± 219.0 / pós 441.3 ± 247.6). |
Desempenho objetivo: perguntas abertas e direcionadas (antes 3.2 ± 2.0 / pós 5.2 ± 3.5). Suporte: reconhecimento e empatia (antes 23.3 ± 14.4 / pós 27.1 ± 15.2). Informação: informação procedimental, negociação e outras informações (antes 63.4 ± 22.5 / pós 45.4 ± 24.2). |
Medicina. |
Cortisol apresentou-se mais elevado na pré-simulação e menores na pós-simulação. Os níveis fisiológicos se mantêm elevados mesmo quando os alunos realizam o treinamento com maior eficácia. |
|
GC: residentes não treinados. |
GC: 48 |
|
|
Repouso até final da preparação: (antes 31.6 ± 14.0 / pós 32,4 ± 18,4). Final da preparação até final da simulação: (antes 119.4 ± 57.2 / pós 121,2 ± 66,5). Final da simulação até recuperação de 10 min (antes 56.4 ± 33.2 / pós 54,9 ± 28,6). Recuperação de 10 min até recuperação de 30 min: (antes 95.4 ± 53.4 / pós 99.1 ± 48,2). Repouso até recuperação de 30 min: (antes 312.1 ± 152,3 / pós 307.5 ± 159.4). |
Desempenho objetivo: perguntas abertas e direcionadas (antes 3.3 ± 2.7 / pós 2.8 ± 2.5). Suporte: reconhecimento e empatia (antes 24.2 ± 17.3 / pós 22.3 ± 14.0). Informação: informação procedimental, negociação e outras informações (antes 64.8 ± 29,0 / pós 64.9 ± 28.5). |
|
|
|
2012, Harvey et al., Canadá(1010. Harvey A, Bandiera G, Nathens AB, LeBlanc VR. Impact of stress on resident performance in simulated trauma scenarios. J Trauma Acute Care Surg. 2012;72(2):497–503. doi: http://doi.org/10.1097/TA.0b013e31821f84be. PubMed PMID: 22439221. https://doi.org/10.1097/TA.0b013e31821f8...
). |
GI: Simulação de alto estresse (HS). |
GI: 7 |
Examinar as respostas ao estresse de residentes durante reanimações de trauma simuladas de alto e baixo estresse. |
Cortisol Salivar. |
+1,56 nmol/L(1,09). |
Checklist: 43.6% (±3.2). GRS: 59.2% (±5.4). ANTS: 66.8% (±4.6). FHT: 60.5% (±3.75). |
Medicina. |
Simulação de trauma de alto estresse produziu níveis de cortisol e as medidas de objetivas de estresse elevados e menor desempenho dos residentes. |
GC: Simulação de baixo estresse (LS). |
GC: 6 |
–1,23 nmol/L (1,21). |
Checklist: 48.0% (±2.6). GRS: 60.8% (±3.6). ANTS: 70.3% (±3.3). FHT: 68.6% (±2.8). |
|
2012, Finan et al., Canadá(66. Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287–92. doi: http://doi.org/10.1038/jp.2011.96. PubMed PMID: 22031045. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
). |
GI: Simulação de alta fidelidade. GC: Simulação de baixa fidelidade. |
GI: 8 GC: 8 |
Comparar os efeitos da HFS versus a tecnologia da LFS nas medidas objetivas e subjetivas de estresse em um grupo de estagiários em neonatologia. |
Cortisol Salivar. |
Nível basal médio de 7,4 ± 3,7; pico de 14,9 ± 8,7 após o evento simulado. Mudança mediana no cortisol ao longo das simulações: 6,28 [1,94, 8,91], sem diferenças entre os dois grupos (p < 0,001). |
A pontuação média geral de desempenho (NRP) foi de (75,85% ± 10,8) e a pontuação (ANTS) média foi de (2,86 ± 0,50). Ao comparar os grupos, não houve diferença significativa no desempenho, conforme medido pela pontuação (NRP) (78,2% ± 11,7) (LFS) versus (HFS) (72,7% ± 9, p = 0.17). |
Medicina. |
O uso da tecnologia HFS e LFS resultou em aumento das medidas de estresse subjetivo e objetivo. A simulação de alta fidelidade não ofereceu benefícios adicionais em termos de modificação do estresse. |
|
2017, Bong et al., Singapura(2626. Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272–8. doi: http://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29. PubMed PMID: 21330809. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
). |
GI: Treinamento baseado em simulação de alta fidelidade (HFS). |
GI:13 |
Explorar as diferenças entre os níveis de estresse e o desempenho não-técnico entre estagiários. |
Cortisol Salivar. |
Sessão 1: 0.12 µg/dL (0,05, 0,19) 0.05. Sessão 2: 0.07 µg/dL (0.001, 0.15) 0.03. Sessão 3: 0.09 µg/dL (0.01, 0.16) 0.05. |
Sessão 1: 36.7 (34.6, 38.9). Sessão 2: 39.6 (37.5, 41.7). Sessão 3: 40.0 (37.9, 42.1). |
Medicina, Enfermagem. |
Os observadores do treinamento baseado em simulação imersiva alcançaram um nível equivalente de desempenho não técnico, ao mesmo tempo em que experimentaram menor estresse do que os treinandos repetidamente no ‘hot-seat’. |
GC: Sessão interativa de formação educacional. |
GC: 14 |
Sessão 1: –0.06 µg/dL (–0.13, 0.01) 0.02. Sessão 2: 0.01 µg/dL (–0.06, 0.08) –0.01. Sessão 3: 0.14 µg/dL (0.07, 0.22) 0.15. |
Sessão 3: 39,4 (37.4, 41.5). |
|
2009, Müller et al., Alemanha(2727. Müller MP, Hänsel M, Fichtner A, Hardt F, Weber S, Kirschbaum C, et al. Excellence in performance and stress reduction during two different full scale simulator training courses: a pilot study. Resuscitation. 2009;80(8):919–24. doi: http://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2009.04.027. PubMed PMID: 19467753. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation....
). |
GI: Treinamento de gerenciamento de recurso de tripulação (CRM). |
GI: 17 GC: 12 |
Comparar os efeitos do estresse e desempenho no treinamento simulado de gerenciamento de recurso e treinamento de simulação clássica. |
Cortisol Salivar. |
Antes: (12.5 ± 8.4). Imediatamente após: (15.9 ± 10.2). 15 minutos após: (19.5 ± 12.0). |
Gerenciamento de tarefas: pré (12.0 ± 4.3) / pós (15.3 ± 3.4). Tomada de decisão: pré: 6.7 ± 2.4) / pós 8.9 ± 2.3). Desempenho Geral: pré: (5.9 ± 2.0) / pós: 7.4 ± 1.5) |
Medicina. |
Os valores de cortisol e amilase salivar pré-simulação foi maior se comparado ao pós-simulação. A concentração de cortisol e a atividade da amilase salivar mostraram um aumento significativo durante os cenários de teste. |
GC: Treinamento de simulação clássica (MED). |
GC: 12 |
Antes: (5.2 ± 2.7). Imediatamente após: (8.0 ± 6.0). 15 minutos após: (13.2 ± 12.2). |
Gerenciamento de tarefas: pré (12.0 ± 3.8) / pós (14.7 ± 4.9). Tomada de decisão: pré: 6.7 ± 2.4) / pós 8.6 ± 2.7). Desempenho Geral: pré (5.6 ± 1.6) / pós: 6.6 ± 1.6). |
|
2016, Lee et al., Coreia do Sul(2828. Lee H, Park J, Kim S, Han J. Cortisol as a predictor of simulation-based educational outcomes in senior nursing students: a pilot study. Clin Simul Nurs. 2016;12(2):44–8. doi: http://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.12.008. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.12.0...
). |
GI: Simulação de parto. |
GI:12 |
Investigar se o estado emocional, medido pelos níveis de cortisol salivar de estudantes do último ano de enfermagem, poderia predizer sua aquisição de conhecimento e autoconfiança. |
Cortisol Salivar. |
Conhecimento: B: 0.15 t: 2.63 (p = 0.17). Auto confiança: B: 0.10 t: 0.31 (p = .7590). |
Conhecimento: 2.00 (1.13). Autoconfiança: 6.17 (6.00). |
Enfermagem. |
Os alunos participantes da simulação de parto obtiveram maior aquisição de conhecimentos e confiança e está associado a níveis mais altos de cortisol. |
GC: Assistir vídeo do processo de parto normal. |
GC: 11 |
Conhecimento: 0.18 (1.08). Autoconfiança: 0.73 (5.31). |
|
2013, Pottier et al., Bélgica(2929. Pottier P, Dejoie T, Hardouin JB, Le Loupp AG, Planchon B, Bonnaud A, et al. Effect of stress on clinical reasoning during simulated ambulatory consultations. Med Teach. 2013;35(6):472–80. doi: http://doi.org/10.3109/0142159X.2013.774336. PubMed PMID: 23464842. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.77...
). |
GI: Consulta de baixo estresse (LS) |
GI: 20 |
Avaliar o impacto do estresse subjetivo e fisiológico na tomada de decisão e nas habilidades de comunicação de estudantes em contexto de consulta ambulatorial. |
Cortisol Salivar. |
Dia 1: mudança de pré–cenário: 1.75 (1.01). Dia 2: mudança de pré–cenário: 0.10 (0.73). |
Comunicação global: linha de base: 64.9% (21.7) / dia do estudo: 69.7% (12.9). Habilidades clínicas: linha de base: 62.8% (15.0) / dia do estudo: 64.8% (10.8). |
Medicina. |
O estudo mostrou correlações negativas entre raciocínio clínico e estresse. Os estudantes que exibiram maiores níveis de estresse subjetivo e fisiológico obtiveram menos argumentos para diagnósticos diferenciais. |
GC: Consulta de alto estresse (HS) |
GC: 21 |
Dia 1: mudança de pré–cenário: 1.51 (0.99). Dia 2: mudança de pré–cenário: 3.63 (0.71). |
Pontuação de comunicação global: linha de base: 55.7% (18.4) / dia do estudo: 68.2% (14.1). Habilidades clínicas: linha de base: 58.0% (11.5) / dia do estudo: 60.9% (10.9). |