Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre nível de cortisol e desempenho em simulação clínica: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar como o estresse mensurado por cortisol salivar durante a educação baseada em simulação clínica ou simulação e outro método de ensino, tem impacto no desempenho.

Método:

Revisão sistemática da associação do cortisol com o desempenho em simulações. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, LIVIVO, Scopus, EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Web of Science. Pesquisa adicional de literatura cinzenta foi realizada no Google Scholar e no Proquest. As buscas ocorreram em 20 de março de 2023. O risco de viés dos ensaios clínicos randomizados, foi avaliado pela ferramenta Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool (RoB 2). Foram critérios de inclusão: estudos de simulação com coleta de cortisol salivar e avaliação de desempenho, publicados em qualquer período em português, inglês e espanhol.

Resultados:

11 estudos foram incluídos, os quais mensuraram o estresse utilizando o cortisol salivar e analisados através da síntese descritiva e da análise qualitativa.

Conclusão:

Alguns estudos mostraram haver relação entre estresse e desempenho, podendo ser benéfico ou prejudicial ao participante. Porém, outros estudos não apresentaram essa correlação que pode não ter ocorrido por questões metodológicas.

DESCRITORES
Avaliação de Desempenho Profissional; Estresse Psicológico; Hidrocortisona; Treinamento por Simulação; Revisão Sistemática

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br