Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico* * Extraído da tese: “Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica”, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, 2018.

Construcción y validación de un escenario de simulación sobre la sepsis: estudio metodológico

RESUMO

Objetivo

Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse.

Método

Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes.

Resultados

O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes.

Conclusão

Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.

Simulação; Treinamento por Simulação; Simulação de Paciente; Sepse; Educação em Enfermagem; Modelos Educacionais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br