Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados aos comportamentos de risco à saúde entre adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa* * Extraído da tese: “Fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde em adolescentes: um recorte do estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes – ERICA”, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

Factores asociados con los comportamientos de riesgo sanitario entre adolescentes brasileños: una revisión integrativa

RESUMO

Objetivo:

Identificar o conhecimento sobre fatores associados aos comportamentos de risco para a saúde entre adolescentes brasileiros.

Método:

Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Cochrane, IBECS, LILACS, MEDLINE e SciELO, em relação aos comportamentos de risco recomendados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Resultados:

Analisaram-se 37 estudos, com predomínio do comportamento sexual de risco, uso do tabaco e comportamento violento. O avançar da idade favoreceu o sexo desprotegido, o uso do álcool e tabaco. A influência familiar e de amigos relacionou-se com tabagismo e alcoolismo. O sexo masculino envolveu-se mais em situações de violência e o sexo feminino associou-se à inatividade física. Pertencer a classes econômicas mais baixas relacionou-se com sexo desprotegido, inatividade física, comportamento alimentar não saudável e violência. Estudar em escola privada referiu-se ao comportamento alimentar não saudável.

Conclusão:

Comportamentos de risco relacionaram-se a fatores sociais, econômicos e familiares e tendem a se aglomerar.

DESCRITORES
Adolescente; Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Assunção de Riscos; Enfermagem Pediátrica; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br