Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de cuidadores domiciliares para alimentação de pessoas idosas com disfagia após desospitalização* * Extraído da dissertação: “Estratégias de cuidadores domiciliares para a oferta do alimento a pessoas idosas com alterações da deglutição”, Universidade Federal da Bahia, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Apreender as estratégias de cuidadores para oferta do alimento à pessoa idosa com disfagia orofaríngea após desospitalização.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada com cuidadores de pessoas idosas com disfagia orofaríngea, que tiveram alta após internamento em um hospital universitário na Bahia. A coleta de dados foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2023, por meio de uma entrevista semiestruturada, cujo dados foram organizados com base na análise de conteúdo e analisados com auxílio do software IRaMuTeQ.

Resultados:

Emergiram três categorias: Estratégias dos cuidadores para oferta segura do alimento à pessoa idosa com disfagia; Estratégias de cuidadores para higiene oral da pessoa idosa; Reconhecimento da continuidade do acompanhamento fonoaudiológico após desospitalização.

Conclusão:

As estratégias dos cuidadores para a oferta do alimento a pessoas idosas com disfagia orofaríngea foram sustentadas pelo conhecimento tácito e por um cuidado efetivo na transição hospital-domicílio.

DESCRITORES
Cuidadores; Idoso; Transtornos de Deglutição; Cuidado Transicional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br