Acessibilidade / Reportar erro

Assistência à saúde de pacientes com COVID longa: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as evidências científicas sobre a assistência ofertada aos usuários dos serviços de saúde com Covid longa.

Método:

Trata-se de uma revisão de escopo com base nos métodos do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos primários, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de dezembro de 2019 a junho de 2023, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus, PUBMED, SciELO e LITCOVID LongCovid.

Resultados:

Dos 13 artigos analisados, destaca-se que a assistência direcionada a pacientes com Covid longa está associada a prescrição medicamentosa, indicação de exercícios físicos, telerreabilitação e fisioterapia.

Conclusão:

Foi identificada uma fragmentação no cuidado prestado aos usuários dos serviços de saúde com Covid longa, com a assistência direcionada apenas a sintomas isolados, sem abordar o cuidado biopsicossocial que as pessoas com essa condição carecem.

DESCRITORES
Síndrome de COVID-19 Pós-Aguda; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Assistência ao Paciente; Serviços de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br