RESUMO
Objetivo:
compreender as principais situações enfrentadas pelos agentes comunitários de saúde em relação à saúde da criança sob a ótica das ações de educação permanente.
Método:
trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou o Arco de Maguerez. Participaram do estudo 10 agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Foram abordadas as etapas: observação da realidade; identificação dos pontos-chave e teorização. Os discursos foram gravados, transcritos e seu conteúdo textual foi processado no software IRAMUTEQ, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente.
Resultados:
Formaram-se cinco classes, que compuseram três blocos temáticos nomeados da seguinte forma: vulnerabilidade social da criança no território; o manuseio da caderneta de saúde da criança e o calendário vacinal.
Conclusão:
O desvelar das situações que impactam no trabalho dos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para a educação permanente, por favorecer pressupostos aplicáveis no cotidiano do trabalho com resolutividade na saúde da criança.
DESCRITORES
Agentes comunitários de saúde; Educação permanente; Saúde da Criança