Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da Atenção Primária à Saúde: visão dos profissionais de saúde

Objetivo

Avaliar a Atenção Primária à Saúde por meio dos atributos: Acesso de Primeiro Contato, Integralidade, Coordenação, Longitudinalidade, Orientação Familiar, Orientação Comunitária.

Método

Estudo avaliativo, quantitativo e transversal, realizado com 34 profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família da microrregião de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado o Primary Care Assessment Tool – Brasil, versão profissionais.

Resultados

Os dados revelaram baixo percentual de profissionais médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde. Os participantes avaliaram os atributos com altos escores, com exceção do Acesso de Primeiro Contato. A análise dos dados revelou necessidades de aperfeiçoamento: o horário de funcionamento dos serviços; as formas de comunicação entre usuário e serviço, e entre usuário e profissionais; o mecanismo de contrarreferência.

Conclusão

Existe um descompasso entre a oferta de serviços e as necessidades da população que compromete a qualidade da Atenção Primária a Saúde.


Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Pessoal de saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br