Acessibilidade / Reportar erro

ENVOLVIMENTO PESSOAL E INTERAÇÃO EFETIVA EM ENFERMAGEM* * Relato de experiência vivenciada no 5º semestre, em 1985, na disciplina Enfermagem Pediátrica I e apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem, Rio de Janeiro, outubro de 1986.

Personal involvement as an essential factor in nurse-patient interaction

A experiência vivenciada junto a uma criança com distúrbio sensorial motivou a elaboração do presente trabalho. O compromisso com o processo de aprendizagem de Enfermagem Pediátrica, no que diz respeito ao impacto da doença e da hospitalização na criança e em sua família fez com que o valor e a habilidade da estudante de enfermagem, no atendimento das necessidades sentidas e demonstradas pela criança e sua família, bem como a importância do envolvimento pessoal e profissional — essenciais à assistência efetiva em Enfermagem — fossem percebidos e APRENDIDOS pela estudante.

Relações enfermeiro-paciente; Assistência de enfermagem; Enfermagem pediátrica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br