RESUMO
Objetivo:
relatar a experiência profissional de um enfermeiro gestor frente aos desafios da reestruturação de um serviço hospitalar diante da pandemia da COVID-19.
Método:
relato de experiência, baseado na perspectiva da resiliência do sistema em um hospital público.
Resultados:
os desafios enfrentados foram: reorganização do fluxo de serviço interno para atender os casos suspeitos de COVID-19; instituição de mudanças e adaptações estruturais, desde a entrada na urgência e emergência, até nas enfermarias e unidade de terapia intensiva; aquisição de equipamentos e insumos para o atendimento dos pacientes com foco na qualidade e funcionalidade destes; treinamento das equipes, com a reestruturação dos processos de trabalho; dimensionamento de pessoal, considerando o tempo de exposição ao vírus; qualificação profissional, absenteísmo, estresse, adoecimento físico e psicológico da equipe, com vistas à uma assistência segura e de qualidade; liderança da equipe de Enfermagem para lidar com os conflitos gerados pelo estresse e adoecimento dos profissionais.
Conclusão:
a resiliência do serviço de saúde é fundamental para a reestruturação hospitalar na pandemia da COVID-19, no entanto, devem-se considerar o cuidado dos pacientes e a saúde física e mental dos profissionais de saúde.
DESCRITORES
Infecções por Coronavírus; Resiliência Psicológica; Segurança do Paciente; Sistemas de Saúde; Pessoal de Saúde