RESUMO
Objetivo
Aplicar os parâmetros de tempo padrão das atividades de enfermagem propostos pela Resolução COFEN n.º 543/2017 para dimensionar o quantitativo de técnicos de enfermagem no centro de material e esterilização de um hospital universitário e comparar o quadro projetado com o existente no setor.
Método
Pesquisa exploratória e descritiva, com a coleta de dados realizada nas folhas de controle de esterilização e observação direta das etapas do processo de trabalho nas diferentes áreas do setor.
Resultados
Apenas uma das 15 atividades descritas não era realizada no setor; as mais realizadas, que apresentaram maior carga de trabalho e requeriam maior número de pessoal foram a recepção de materiais contaminados e a organização e distribuição do material esterilizado; as áreas que requeriam maior quantitativo de funcionários foram o preparo de materiais e o expurgo. Não foi observada diferença entre o número de pessoal requerido nos diferentes turnos de trabalho, e o quantitativo de pessoal calculado foi semelhante ao existente ao resultado do dimensionamento realizado utilizando os chamados sítios funcionais.
Conclusão
As propostas analisadas neste estudo podem ser utilizadas para o cálculo de pessoal no setor estudado e em outras instituições.
Esterilização; Dimensionamento de Pessoal; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Carga de Trabalho