Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão da vivência de mulheres em situação de rua* * Extraído da dissertação "Viver em situação de rua: experiência de mulheres que utilizam o albergue para pernoitar", Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Compreender a vivência de mulheres em situação de rua.

MÉTODO

Pesquisa fenomenológica social realizada com 10 mulheres assistidas por um albergue. A análise das entrevistas ancorou-se no referencial teórico da fenomenologia social de Alfred Schütz e literatura temática.

RESULTADOS

As participantes enfrentam adversidades no contexto da rua, com destaque para o risco de violência física e sexual, e buscam o albergue como possibilidade de minimizar as dificuldades vivenciadas. Elas têm como expectativa sair da rua, porém se veem presas a esta realidade social em virtude do vício em álcool e outras drogas.

CONCLUSÃO

A compreensão da vivência de mulheres em situação de rua aponta enfrentamentos cotidianos e revela o conflito entre o desejo de sair e permanecer na rua, dada a complexidade da realidade que as mantém nesta condição.

Descritores
Mulheres; Pessoas em Situação de Rua; Vulnerabilidade Social; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br