RESUMO
Objetivo:
Compreender a satisfação e a insatisfação da criança acerca do manejo da dor no pronto-socorro infantil.
Método:
Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa realizado com crianças entre 6 e 12 anos de idade, envolvendo entrevista semiestruturada e análise temática dos dados.
Resultados:
Foram entrevistadas 19 crianças. Os resultados foram organizados em dois temas: Tema 1 − A satisfação percebida pela criança acerca do manejo da dor, composto de três subtemas: Atendimento prioritário e alívio rápido da dor, Necessidades básicas atendidas e Acolhimento pela equipe; e Tema 2 − A insatisfação percebida pela criança acerca do manejo da dor, composto de três subtemas: Procedimentos dolorosos, Ambiente desconfortável e Demora em aliviar a dor.
Conclusão:
Observou-se que a satisfação da criança acerca do manejo da dor constituiu-se em muito mais do que o alívio da dor, ou o atendimento prioritário, englobou também o ambiente do pronto-socorro infantil e o acolhimento pela equipe. É recomendado que o cuidado seja direcionado às singularidades das crianças, ou seja, a um cuidar construído a partir da compreensão da experiência sob o ponto de vista infantil.
DESCRITORES:
Dor; Criança; Manejo da Dor; Satisfação do Paciente; Enfermagem em Emergência; Enfermagem Pediátrica