Acessibilidade / Reportar erro

Representação social da doença de Alzheimer para familiares cuidadores: desgastante e gratificante

Resumo

OBJETIVO

Conhecer o conteúdo da Representação Social (RS) dos familiares cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer sobre a doença.

MÉTODO

Foram realizadas entrevistas com 26 cuidadores, analisadas pelo programa ALCESTE.

RESULTADOS

O conteúdo da RS estruturou-se em dois eixos temáticos denominados Cotidiano e Cuidado eConceitos e Repercussões Médicas e Emocionais . O primeiro eixo traz campos de imagens relacionadas à rotina do convívio com o familiar doente, contendo a descrição dos rituais do cuidado, as manifestações vivenciadas e as práticas utilizadas no cotidiano. O segundo é composto por aspectos subjetivos e conceituais que compõem a representação social da doença de Alzheimer, com significados relacionados ao contexto emocional, médico e biológico.

CONCLUSÃO

Devido à importância dos temas relacionados à dependência do paciente e às repercussões pessoais e emocionais da doença, a sobrecarga é o principal conteúdo da RS da doença de Alzheimer para os cuidadores e o conhecimento dessas RS pelos profissionais de saúde deve subsidiar o planejamento de intervenções voltadas a esse grupo.

Descritores:
Doença de Alzheimer; Cuidadores; Família; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br