Acessibilidade / Reportar erro

Competências de enfermagem forense em situações de desastres: revisão do escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear fontes de informações técnico-científicas relativas às competências da Enfermagem Forense em situações de desastres.

Método:

Revisão de escopo desenvolvida de acordo com a metodologia JBI, realizada em três etapas por dois revisores, de forma independente, em bases de dados e literatura cinzenta selecionadas, utilizando palavras-chave e descritores. Depois de lê-los na íntegra, foi feita extração de dados e análise de conteúdo de 28 publicações.

Resultados:

Identificamos 24 publicações em inglês, das quais 20 foram produzidas nos Estados Unidos da América. Foram mapeadas 24 competências do enfermeiro forense em situações de desastres, entre elas: treinamento; gerenciamento de recursos; vínculo com o serviço de justiça; atendimento direto; atendimento psicoemocional; coleta e preservação de vestígios; registro e documentação com fotografia; gerenciamento de corpos; manutenção da cadeia de custódia; e vigilância epidemiológica.

Conclusão:

O enfermeiro forense atua em todas as fases dos desastres com as pessoas, famílias e comunidades afetadas, em uma perspectiva interdisciplinar. O desenvolvimento de competências voltadas para a prática da Enfermagem Forense em desastres deve ser incorporado às estratégias de treinamento desses profissionais, a fim de se obter melhores padrões de resposta.

DESCRITORES
Enfermagem Forense; Desastres; Competência Profissional; Ciência do Desastre

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br