Acessibilidade / Reportar erro

Sobrecarga de cuidadores familiares de idosos: prevalência e associação com características do idoso e do cuidador* * Extraído da dissertação “Sobrecarga em cuidadores familiares de idosos dependentes do Município de João Pessoa, Paraíba, Brasil”, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, 2011.

Pesquisa de natureza epidemiológica, descritiva e transversal, que teve como objetivos estimar a prevalência de sobrecarga entre os cuidadores familiares de idosos dependentes, residentes no município de João Pessoa, e identificar possíveis associações entre a sobrecarga e as características sociodemográficas de idosos e cuidadores. A população foi constituída por 240 idosos residentes nos setores censitários sorteados no referido Município. Compuseram a amostra 52 idosos e seus cuidadores familiares. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário semiestruturado com questões referentes às características sociodemográficas dos idosos e dos cuidadores e a escala Burden Interview. Os resultados demonstraram alta prevalência de sobrecarga entre os cuidadores (84,6%), a qual apresentou associação estatisticamente significativa com as seguintes características: idosos aposentados e responsáveis pelo domicílio, cuidadores cônjuges dos idosos e que apresentaram menor grau de escolaridade. Os achados trazem contribuições para a elaboração de ações direcionadas ao estabelecimento de suportes formais e emocionais para os cuidadores.

Idoso; Cuidadores; Familia; Enfermagem geriátrica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br