Acessibilidade / Reportar erro

Elaboração do Protocolo de Segurança para o Manejo da Sede no Pós Operatório Imediato* * Extraído da dissertação "Elaboração, validação e fidedignidade de um Protocolo de Segurança para o Manejo da sede no Pós-Operatório Imediato", Universidade Estadual de Londrina, 2013

Objetivo

Elaborar um protocolo de segurança para o manejo da sede no pós-operatório imediato.

Método

Pesquisa metodológica e aplicada, quantitativa, desenvolvida nos meses de abril a agosto de 2012. Para a elaboração do protocolo e seu manual operacional, efetuou-se uma extensa busca na literatura e consulta a especialistas. As análises teórica e semântica foram realizadas por juízes.

Resultados

Os critérios de segurança elencados foram: avaliação do nível de consciência e dos reflexos de proteção de vias aéreas (tosse e deglutição) e ausência de náuseas e vômitos. Esses critérios foram agrupados e formatados num algoritmo gráfico, que conduz à interrupção do procedimento caso um critério de segurança não alcance avaliação esperada.

Conclusão

A construção do protocolo visou suprir a falta de um modelo específico na literatura para padronizar as ações de enfermagem no manejo da sede no pós-operatório imediato com segurança.

Sede; Protocolos clínicos; Cuidados pós-operatórios; Enfermagem perioperatória


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br