Pawson (2001)(18) Reino Unido Sociologia e Política Social |
Visa obter informações sobre o que funciona, para quem e em quais circunstâncias, aplicável para contextos, aspectos e sujeitos em situações específicas. |
Pawson (2002)(10) Reino Unido Sociologia e Política Social |
Favorece a construção de teorias sobre programas, para satisfazer as necessidades em diversas situações sociais, baseada em evidências existentes. |
Pawson et al. (2005)(6) Reino Unido Sociologia e Política Social |
Síntese de pesquisas com enfoque explicativo que visa descompactar os mecanismos de como programas complexos funcionam (ou por que eles falham), em contextos e configurações específicos. A busca por compreender o que funciona nas intervenções sociais envolve a tentativa de estabelecer relações causais, sendo necessário compreender o mecanismo subjacente que as conectam, assim como o contexto em que a relação ocorreu. |
Dixon-Woods et al. (2005)(30) Reino Unido Ciências Sociais e Saúde |
Reconhece as teorias que fundamentaram um programa particular ou intervenção. Busca evidências em diferentes tipos de textos: relatórios de estudos formais qualitativos e quantitativos, estudos de caso, relatórios de mídia e outras fontes e os integra, usando-os como formas de prova ou refutação da teoria. |
Mays et al. (2005)(31) Reino Unido Saúde Pública |
Desenvolve teoria para explicar o motivo das intervenções ou programas funcionar (ou não), para grupos específicos, em contextos característicos. |
Tractenberg et al. (2011)(8) Brasil Administração |
Busca a compreensão teórica dos mecanismos subjacentes às intervenções, para fornecer explicação sobre como e por que a intervenção funciona (ou não), em determinado contexto. |
Wong (2012)(19) Reino Unido Política e Inovação em saúde |
Compreende intervenções complexas e não apresenta o objetivo de provar que uma intervenção funciona, mas explicar como, por que, para quem, em que circunstâncias e até que ponto funciona. O contexto influencia qual mecanismo irá disparar, para produzir resultados específicos. |
Kirst et al. (2012)(27) Canadá Saúde Pública |
Reconhece que os efeitos de intervenções, como programas e políticas, dependem crucialmente do contexto e da implementação. Não adere a uma hierarquia de evidências estrita em que os ensaios clínicos randomizados são considerados o melhor tipo de estudo. |
Rycroft-Malone et al. (2012)(32) Reino Unido Ciências da Saúde |
Abordagem para revelar as teorias implícitas ao examinar as interações entre mecanismo, contexto e resultado e identificar estratégias e intervenções para possibilitar cuidados de saúde informados por evidência. |
Saul et al. (2013)(29) Canadá Centro de pesquisa |
Método estruturado para responder às necessidades de políticas locais. A Revisão Realista Rápida é uma ferramenta utilizada para aplicar os preceitos realistas ao processo de síntese de conhecimento, com a finalidade de construir um produto que seja relevante aos formuladores de políticas locais, nas decisões e respostas necessárias. |
Tractenberg (2013)(26) Brasil Administração/Gestão |
Síntese de pesquisa qualitativa, com finalidade interpretativa e explicativa, utilizada para compreender os processos ou mecanismos inerentes às intervenções sociais complexas. |
Jagosh et al. (2013)(33) Canadá Medicina |
Abordagem interpretativa orientada pela teoria, para configurar fatores contextuais e mecanismos de mudança relacionados ao resultado. |
Gough (2013)(34) Reino Unido Ciências Sociais |
Revisões de métodos mistos com três componentes principais sobrepostos: 1) descompactar os pressupostos explícitos e implícitos de contexto, mecanismo e resultado; 2) teste agregativo iterativo dos dados empíricos em configurações particulares de CMO; 3) explorar e explicar descobertas em diferentes contextos a partir da interação de CMO. |
Wong et al. (2013)(20) Reino Unido Ciências Sociais |
Tem relação com uma única questão de pesquisa ou conjunto de questões, que pode ser resumido como o que funciona, para quem, sob quais circunstâncias, como e por quê. Para cada ideia, os revisores buscam as influências contextuais, que supostamente acionaram o(s) mecanismo(s) relevante(s) para gerar o(s) resultado(s) de interesse. |
Wong et al. (2013)(21) Reino Unido Atenção Primária |
Abordagem baseada em teoria para sintetizar evidências existentes. Destaca-se que as teorias são unidades básicas de análise. |
Fawcett (2013)(35) Estados Unidos da América Enfermagem |
Permite que os pesquisadores entendam melhor o motivo pelos quais uma ferramenta de avaliação, intervenção ou política é ou não eficaz para uso com indivíduos específicos, em um determinado ambiente. |
Edgley, Stickley, Timmons (2016)(28) Reino Unido Ciências Sociais e Saúde Mental |
A revisão realista crítica inclui fatores relacionados às intervenções e justiça social. Busca avaliar a lógica de um desenho de estudo sobre um determinado fenômeno. |
Wong et al. (2014)(22) Reino Unido Atenção Primária |
Técnicas interpretativas sistemáticas, orientadas por teoria, que foram desenvolvidas para dar sentido às evidências heterogêneas sobre intervenções complexas aplicadas em diversos contextos para subsidiar a política. |
Tricco et al. (2016)(36) Reino Unido Instituto de conhecimento |
A coleta de dados envolve o processo de interrogar as evidências para refinar a teoria de médio alcance usando um conjunto de instrumentos que podem evoluir à medida que a revisão avança. |
Pawson, Greenhalgh, Brennan (2017)(23) Reino Unido Sociologia e Política Social |
Localiza os estudos primários para explorar a forma e a direção do contínuo processo de refinamento da teoria, com a finalidade de compreender em que circunstâncias e por quais processos essas tensões do sistema são resolvidas. |
Wong (2018)(24) Reino Unido Atenção Primária |
Estabelece uma explicação realista das ligações entre o contexto e o resultado, por meio de mecanismos. Tem uma abordagem particular à análise, capturada sucintamente no contexto heurístico + mecanismo = resultado (ou C + M = O). |
Wong (2018)(37) Reino Unido Atenção Primária |
Abordagem orientada por teoria, para a síntese de evidências. Revisões e avaliações realistas são mais adequadas para dar sentido às intervenções complexas, em que o contexto influencia os resultados, e para responder a questões, como o que funcionam, para quem, em que contextos, em que medida, como e por quê. |
Wong (2018)(25) Reino Unido Atenção Primária |
Tem como ponto central o desenvolvimento da teoria inicial do programa, que é confirmada, refutada ou refinada por meio da coleta de dados. Lida com intervenções complexas e seus muitos componentes, que interagem de forma linear ou não linear com resultados sensíveis ao contexto. |