RESUMO
Objetivo:
Compreender as contribuições das atividades universitárias para o envelhecimento ativo de idosos vinculados à Universidade Aberta à Terceira Idade.
Método:
Estudo qualitativo orientado pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e pela Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Os dados foram coletados entre abril e outubro de 2020, por meio de entrevistas individuais junto a idosos, coordenadores e docentes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. O software Atlas.ti® foi utilizado para apoio à análise, que ocorreu por meio da codificação aberta, axial e integração.
Resultados:
A participação nas atividades universitárias contribuiu para o fortalecimento dos pilares que sustentam a política do envelhecimento ativo. As contribuições foram impulsionadas pela aprendizagem ao longo da vida, incluída no programa por meio da educação permanente não formal, e que otimizou oportunidades para a saúde, participação e segurança dos idosos.
Conclusão:
As contribuições advindas da participação nas atividades universitárias favorecem a (re)construção da resiliência dos idosos no enfrentamento às situações cotidianas.
DESCRITORES
Envelhecimento; Idoso; Política Pública; Aprendizagem; Universidades; Relações Comunidade-Instituição