Acessibilidade / Reportar erro

Associação Internacional de Enfermagem da Família: ferramenta com recursos para cuidados a famílias de migrantes ou refugiados

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência do Comitê de Práticas da Associação Internacional de Enfermagem da Família em relação ao desenvolvimento de uma ferramenta com recursos para os cuidados a famílias de migrantes ou refugiados como resposta à crise mundial de migrantes e refugiados.

Métodos:

Estudo qualitativo e descritivo. Relato de experiência que descreveu o desenvolvimento de uma ferramenta com recursos para os cuidados a famílias de migrantes ou refugiados.

Resultados:

O desenvolvimento dessa ferramenta foi embasado na literatura atual relacionada a avaliação e intervenção centrada na família, uma prática culturalmente sensível baseada nos pontos fortes familiares; em declarações que indicavam o posicionamento sobre as famílias de migrantes ou refugiados; e em organizações de enfermagem e saúde que abordaram a saúde da família refugiada.

Conclusões:

A disseminação dos recursos disponíveis na ferramenta pode auxiliar nas práticas de enfermagem, estimular o uso de abordagens adequadas em avaliações e intervenções e promover a resiliência das famílias enquanto elas passam pelo período de adaptação, proporcionando, assim, bem-estar e levando à cura de traumas e adversidades enfrentados pelas famílias no processo de migrar ou refugiar-se.

DESCRITORES
Enfermagem Familiar; Emigração e Imigração; Refugiados

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br