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O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro

RESUMO

Objetivo:

Investigar o ensino da vigilância sanitária nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, buscando-se conhecer como essa temática é abordada durante o processo de formação dos enfermeiros.

Método:

Estudo com métodos mistos. O universo da pesquisa foi composto de Projetos Político-Pedagógicos, ementas ou matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas brasileiras. A análise quantitativa foi desenvolvida por meio de estatística descritiva e inferencial, e, na parte qualitativa, utilizou-se de um software para analisar os documentos dos cursos.

Resultados:

Foram analisados 153 sítios eletrônicos de instituições públicas, destas, apenas 98 apresentaram Projeto Político-Pedagógico, ementa ou matriz curricular para consulta online, e somente 2,04% desses programas possuíam uma disciplina específica voltada para o ensino da vigilância sanitária.

Conclusão:

Os achados sinalizaram que os conteúdos relativos ao ensino da área de vigilância sanitária nas instituições públicas de ensino superior em enfermagem no país, quando presentes, encontram-se majoritariamente inseridos em outros componentes curriculares.

DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Vigilância Sanitária; Vigilância em Saúde Pública; Ensino; Currículo

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