Acessibilidade / Reportar erro

Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório* * Extraído do trabalho de conclusão de curso "Benefícios do brinquedo terapêutico no período perioperatório", Especialização em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, Faculdade de Enfermagem, Hospital Israelita Albert Einstein, 2010.

Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.



Jogos e brinquedos
; Criança hospitalizada
; Enfermagem perioperatória
; Humanização da assistência
; Enfermagem pediátrica



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br