RESUMO
Objetivo:
Avaliar o efeito de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso em pacientes pediátricos na aprendizagem e reação da equipe de enfermagem.
Método:
Estudo quase experimental (pré-e pós-teste), com 38 profissionais da enfermagem que participaram de um treinamento sobre administração de medicamento endovenoso (EV) em pacientes pediátricos cardiopatas. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário com 19 itens para avaliar a aprendizagem dos participantes antes (pré-teste) e após (pós-teste) o treinamento. Analisaram-se os dados por estatística descritiva e analítica (testes binomial e Friedman).
Resultados:
Predominaram enfermeiras (52,6%), média de 41,2 anos de idade e 9,8 anos de experiência profissional na pediatria. Na avaliação da aprendizagem, houve aumento no índice de acertos do pré-teste para o pós-teste em 13 itens, com diferença significativa (p < 0,05) nos quesitos: retirar adornos para higienizar as mãos; usar luva ao administrar medicamento; administrar medicamento com luva, máscara e óculos de proteção; e conferir nome do paciente perguntando a ele ou ao acompanhante.
Conclusão:
O treinamento apresentou efeitos positivos na aprendizagem e reação dos profissionais de enfermagem.
DESCRITORES
Segurança do Paciente; Infusões Intravenosas; Erros de Medicação; Enfermagem Pediátrica; Capacitação em Serviço