RESUMO
Objetivo:
Nosso objetivo foi avaliar a associação entre alfabetização em saúde e comportamentos de estilo de vida para intervir entre estudantes universitários chineses.
Método:
O questionário Chinese eHealth Literacy Scale (C-eHEALS) foi usado para investigar o nível de alfabetização em saúde e a associação com comportamentos de estilo de vida entre estudantes universitários chineses. O teste t de amostra independente e o coeficiente de correlação de Pearson foram usados pelo software estatístico SPSS v20.
Resultados:
Na primeira etapa, participaram 5.151 estudantes universitários, sendo 71,46% do sexo feminino e 28,54% do sexo masculino, com idades entre 18 e 22 anos (93,13%). Quatro comportamentos de estilo de vida (exercícios, fumar, beber e dormir) foram todos significativamente correlacionados com os escores de alfabetização em saúde e demonstraram diferenças significativas. Na segunda investigação (N = 2.939), a pontuação média de alfabetização em saúde foi de 31,64 ± 6,44, uma melhoria notável em comparação com a primeira investigação.
Conclusão
Aqueles do grupo com pontuações altas de alfabetização em saúde têm um estilo de vida mais saudável que aqueles do grupo com pontuação baixa. A formação em recursos relacionados com a saúde é uma medida positiva para melhorar a alfabetização em saúde dos estudantes universitários.
DESCRITORES
Letramento em Saúde; Estilo de Vida Saudável; Estudantes; China