Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao burnout em equipe multidisciplinar de um hospital oncológico* * Extraído da tese: “Qualidade de vida da equipe multidisciplinar oncológica, segundo os critérios de fadiga da compaixão e a satisfação por compaixão e presenteísmo”, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Identificar os fatores associados ao burnout em profissionais de equipe multidisciplinar da área de oncologia.

Método:

Estudo quantitativo do tipo descritivo, com desenho observacional e transversal. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, clínico e profissional elaborado pelos autores e três itens do Instrumento de Qualidade de Vida Profissional para coleta de dados. Para análise de dados, foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:

Participaram do estudo 442 profissionais da equipe multidisciplinar. Os que apresentaram maiores fatores associados ao burnout foram aqueles que presenciaram maior número de óbitos, conflitos no seu ambiente de trabalho, trabalhavam no turno noturno, usavam fármacos enão praticavam a crença religiosa, entre outros.

Conclusão:

Embora os profissionais apresentassem média pontuação no domínio de burnout, muitas variáveis foram relacionadas aos fatores associados para burnout, identificando perigo iminente ao trabalhador e expondo pacientes e instituição. Faz-se necessário buscar estratégias para minimizar os riscos identificados.

DESCRITORES
Enfermagem; Qualidade De Vida; Esgotamento Psicológico; Angústia Psicológica; Oncologia; Equipe de Assistência ao Paciente.

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br