Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa com profissionais de enfermagem reduz interrupção do suporte nutricional enteral* * Extraído da dissertação: “Análise do suporte nutricional enteral fornecido aos pacientes críticos e não críticos de um hospital universitário antes e após intervenção educativa”, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2024.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o impacto de intervenção educativa na ocorrência de fatores que interferem na oferta calórica-proteica aos pacientes críticos e não críticos em terapia nutricional enteral.

Método:

Trata-se de uma intervenção, do tipo experimento de campo sem grupo controle, realizada em um hospital de ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Foram realizados 3 ciclos de capacitações com profissionais de enfermagem ao longo de 57 semanas, com abordagem dos mesmos conteúdos. Os dados coletados foram divididos em período pré-intervenção e de intervenção. A interferência no suporte calórico-proteico foi analisada a partir da avaliação dos dias com oferta nutricional não conforme e da ocorrência dos fatores que levaram às não conformidades.

Resultados:

Após as intervenções, houve redução significativa (p < 0,05) do número de dias não conformes e inadequados (oferta nutricional < 80%), da frequência de ocorrência dos fatores de interferência e das inconformidades ocasionadas pela não execução do protocolo de vômito.

Conclusão:

A intervenção educativa foi uma estratégia efetiva para aumentar a qualidade da terapêutica avaliada, especialmente a partir do quinto dia de terapia nutricional enteral.

DESCRITORES
Nutrição Enteral; Ingestão de Energia; Intervenção Educacional Precoce; Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br