Acessibilidade / Reportar erro

Triagem biológica de toxoplasmose congênita em recém-nascidos de Jataí, Goiás: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Realizar a triagem sorológica da toxoplasmose no teste do pezinho e avaliar os aspectos epidemiológicos em recém-nascidos e puérperas de Jataí, Goiás.

Método:

Estudo epidemiológico transversal para a triagem biológica de recém-nascidos em Jataí, Goiás.

Resultados:

Participaram desta pesquisa 228 recém-nascidos, sendo coletadas amostras entre o terceiro e o sétimo dia de vida. Foram detectados anticorpos IgG anti Toxoplasma gondii em 40,79% (93/228) das amostras; destes, 23,6% (22/93) apresentaram altos títulos de anticorpos IgG e tiveram outras duas amostras de sangue periférico coletadas, sendo verificada a diminuição desses títulos.

Conclusão:

Tais achados demonstraram a importância do fortalecimento de ações junto à atenção primária à saúde para a prevenção da infecção, assim como a capacitação de profissionais da saúde que atuam nesta área, para que sejam munidos de informações referentes a casos de reinfecção e reativação da infecção em gestantes, minimizando os riscos para os bebês.

DESCRITORES
Toxoplasma; Toxoplasmose Congênita; Triagem Neonatal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br