Acessibilidade / Reportar erro

Simulação em parada cardiorrespiratória: avaliação da satisfação com a aprendizagem de estudantes de enfermagem* * Extraído da dissertação: “Simulação clínica na graduação de Enfermagem: desenvolvimento e implantação do guia para cenário de Simulação Linn”, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a satisfação e autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de enfermagem em cenário de simulação clínica realística com a temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória.

Método:

Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Para avaliação da atividade de simulação desenvolvida, estudantes do curso de graduação em enfermagem responderam à Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem.

Resultados:

Participaram 19 estudantes. Identificou-se satisfação e autoconfiança dos estudantes com a aprendizagem, com média de 4,17 ± 0,59 no cenário desenvolvido. Na subescala de satisfação com a aprendizagem atual e na subescala de autoconfiança com a aprendizagem, 86,3% e 76,6% dos estudantes pontuaram os itens de forma máxima (4–5), respectivamente.

Conclusão:

Estudantes de enfermagem demonstram satisfação e autoconfiança com a aprendizagem a partir de cenário de simulação clínica realística na temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória.

DESCRITORES
Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem; Simulação; Simulação de Paciente; Parada Cardíaca; Educação em Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br