Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental* * Extraído da dissertação “Desenvolvimento e avaliação de uma ação educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagem ao paciente tabagista”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.

RESUMO

Objetivo:

avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo direcionada à equipe de enfermagem.

Método:

estudo quase-experimental com 37 profissionais de enfermagem de um hospital brasileiro de maio/2019 a dezembro/2020. A intervenção consistiu em capacitar profissionais de enfermagem sobre abordagens aos pacientes tabagistas, dividida em duas etapas, a primeira, online, pré-requisito para a presencial/videoconferência. O efeito da intervenção foi avaliado por meio do pré- e pós-teste preenchido pelos participantes. Também foram analisados registros em prontuários de pacientes fumantes. Para análise, utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de McNemar.

Resultados:

houve aumento da frequência das ações visando à cessação tabágica após a intervenção. Diferenças significativas foram encontradas em orientações relacionadas à divulgação aos familiares da decisão de parar de fumar e necessidade de apoio, incentivo à abstinência após alta hospitalar e informações sobre estratégias para cessação do tabaco e recaídas.

Conclusão:

a intervenção educativa se mostrou inovadora e com grande capacidade de difusão do conhecimento. O pós-teste evidenciou efeito positivo na frequência das ações visando à cessação tabágica implementadas pela equipe de enfermagem.

DESCRITORES
Abandono do Uso de Tabaco; Educação em Saúde; Equipe de Enfermagem; Educação Continuada em Enfermagem; Ensino

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br