Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da não aderência à dieta e restrição de líquidos sobre a fadiga em pacientes recebendo diálise

RESUMO

Objetivo:

Este estudo foi conduzido para determinar a relação entre a não aderência à restrição alimentar e hídrica, o índice de massa corporal e a severidade da fadiga em pacientes recebendo diálise.

Método:

Foi realizado um estudo descritivo e transversal com 42 pacientes recebendo diálise. Os dados foram coletados empregando o “Formulário de informações gerais”, Índice de Massa Corporal, “Escala de Severidade da Fadiga” e “Dieta da Diálise e Escala de Incompatibilidade Hídrica”. Os dados foram avaliados usando porcentagens, médias, ANOVA unidirecional, testes T e testes de correlação de Pearson.

Resultados:

O número médio de dias que os pacientes não cumpriram os requisitos da dieta foi de 3,69 ± 4,85 e o número médio de dias que não cumpriram os requisitos da restrição hídrica foi de 2,71 ± 5,02. Foi constatado que a idade e o estado civil dos pacientes afetavam a severidade da fadiga. Foi constatado que os casos estavam associados aos valores de creatinina e cálcio e ao número de dias que não cumpriam os requisitos da restrição hídrica.

Conclusão:

Foi determinado que não houve relação significativa entre o não cumprimento dos requisitos da dieta e da restrição hídrica e a severidade da fadiga. Foi constatado que a severidade da fadiga foi menor nos pacientes que cumpriram os requisitos da dieta e restrição hídrica, embora não significativamente menor em comparação àqueles que não cumpriram.

DESCRITORES
Fadiga; Dieta; Diálise; Terapêutica; Dietoterapia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br